Fim de Caso
O diretor Neil Jordan resolveu investir em um cavalo premiado. Explico. Com um roteiro baseado em um livro do famoso escritor, Graham Greene, e com uma história que pode ser definida como romance de época, Jordan ficou tranqüilo. Não havia como errar. Só que o diretor cometeu um pecado mortal. Escalou Ralph Fiennes para o papel de herói.
Ralph Fiennes interpreta o papel de Maurice Bendrix um escritor apaixonado pela esposa (Julianne Moore em grande atuação) do amigo Henry (Stephen Rea). A mulher de Henry, Sarah Mile, depois de um tempo cede a Bendrix. Só que Fiennes passa o tempo inteiro com a mesma expressão facial. Por mais Sarah se esforce em fazê-lo feliz, é impossível se apaixonar por alguém que mais parece com uma porta.
Como o filme se passa no meio da Segunda Guerra Mundial os amantes usam os bombardeios inimigos para se verem. Em uma dessas fugas Bendrix quase é morto. Isto leva ao fim do caso entre ambos. Mas é como diz o ditado Deus cria, o Diabo espalha, mas o tempo junta tudo de novo. E o escritor e Sarah voltam a se encontrar.
Neil Jordan mostra algum talento e cria cenas de impacto visual. O problema fica por conta da impassividade de Ralph Fiennes. É tão apática a sua atuação, que provavelmente o diretor nem precisava ficar vigiando Fiennes, bastava regar duas vezes por semana e olhe lá... Fim de Caso é para ser assistido junto com a namorada, apenas para provar que você é um cara sensível. Senão é melhor parar com essa viadagem é tirar o último vídeo da Jenna Jameson.
(The End of the Affair, EUA, 1999), Direção: Neil Jordan, Elenco: Ralph Fiennes, Stephen Rea, Julianne Moore, Heather-Jay Jones, James Bolam, Ian Hart, Sam Bould, Cyril Shaps, Duração: 109 min.