Velozes e Furiosos
Carros e mulheres. Se você já tem idade suficiente para ter uma carteira de habilitação sabe que estas palavras andam juntas. Então por que não juntar tudo isso em um filme? Como os executivos de Hollywood parecem passar o dia jogando o game Test Drive para matar o tempo entre uma reunião e outra o resultado foi um filme ridículo chamado Velozes e Furiosos.
Para o roteiro o que importa é destruir o máximo de carros em perseguições inacreditáveis, tudo isso, é lógico, recheado com mulheres com o mínimo de roupa. O filme, como não poderia deixar de ser, foi um sucesso no Estados Unidos ultrapassando a barreira dos cem milhões dólares. Algo bem previsível, considerando que os adolescentes hoje dominam as salas de cinema e preferem assistir a qualquer coisa o cérebro em ponto morto.
Dominic Toretto (Vin Diesel) ganha a vida fazendo pegas nas ruas de Los Angeles. Sim nada como uma corrida ilegal para passar o tempo. O problema é que uma gangue de excepcionais pilotos usando carrosimportados vem assaltando caminhões de uma maneira tão bizarra quanto sutil. Para investigar o crime é chamado uma espécie de Rubinho Barrichello da polícia, Brian (Paul Walker).
Brian um exemplo de mau policial acaba se apaixonando pela fagocitável irmã de Dominic, Mia (interpretada pela brasileira, mas não é bem assim (Jordana Brewster). Aquela velha história: irmã de amigo meu é que nem homem (só por trás). Para complicar as coisas Dominic tem uma antiga rixa com um chefão oriental Johnny Tran (Rick Yune), o que deve ter sido uma desculpa para colocar carros da Honda no roteiro. Aliás, Velozes e Furiosos com certeza contou com o apoio de toda a indústria automobilística norte-americana tamanha a quantidade de merchandising de marcas que o filme faz.
Assim, entre uma corrida com o motor aditiviado por Óxido Nitroso e uma coxada na irmã de Dominic, Brian vai ascendendo na escala hierárquica e social do submundo. Mas um dilema vai pertubar o herói. Como ele fará para não trair a amizade de Dominic? Ou melhor como ele poderá trair a amizade de Dominic e ainda continuar faturando a coisinha tilida da Mia? Dúvidas, dúvidas.
É preciso que quase toda a frota de carros de Los Angeles seja destruída para que Brian mostre que deveria ser demitido da academia de polícia sem direito a aviso-prévio. No fim das contas Velozes e Furiosos é um filme que já foi feito tantas vezes que é bem possível que exista uma espécie de roteiro padrão. De tempos em tempos alguém abre a gaveta e filma a mesma história. E como a memória da população tende a sumir de forma veloz e furiosa ainda vão existir muitos sucesso de bilheteria como este.
(The Fast and the Furious, EUA, 2001), Direção: Rob Cohen, Elenco: Paul Walker, Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster, Rick Yune, Chad Lindberg, Johnny Strong, Matt Schulze, Vyto Ruginis, Duração: 123 min.