Fantasmas de Marte

Fantasmas de Marte também poderia se chamar John Carpenter sem noção. Afinal, o diretor se deu ao luxo de assinar seu nome no título do filme. E como o resultado final é uma mistura apavorante de incompetência cinematográfica com um roteiro pífio e efeitos especiais medíocres, o melhor que ele tinha a fazer é ficar calado. Aliás, é o tipo de obra que qualquer pessoa faz questão de esquecer da sua filmografia.

Em 2176, com a superpopulação do planeta Terra os humanos se mudaram para Marte. As pessoas trabalham e vivem normalmente no planeta vermelho. O interessante é que ninguém se preocupa com coisas básicas, como o fato de não haver oxigênio para respirar. Sabe-se lá como a raça humana vive explorando os recursos naturais de um lugar onde só existem rochas e pedregulhos.

No meio desta avalanche de absurdos está a tenente Melaine Ballard (Natasha Henstridge) que recebeu a ordem de buscar para o interrogatório o criminoso mais perigoso do planeta, conhecido como James 'Desolation' Williams (Ice Cube). O problema é que alguma escavação acaba liberando uma antiga civilização marciana. Eles não têm pele verde, mas são como uma espécie de vírus se apossando dos corpos dos humanos. Não parece fazer muito sentido e realmente não faz.

Fantasmas de Marte rapidamente descamba para o ridículo. Tudo se resume a muita confusão e correria. Feliz da veterana Pam Grier, que morre logo no início e escapa de um vexame ainda maior. Melaine e James então se unem contra a ameaça comum. Pena que eles não descobriram que o verdadeiro perigo era John Carpenter. O diretor parece ter perdido completamente a noção de como se faz um filme. Se limita a contar a história de maneira confusa recheando os espaços vazios com explosões. É tão mal-feito que parece coisa de estagiário...

J. Tavares

(John Carpenter's Ghosts of Mars, EUA, 2001), Direção: John Carpenter, Elenco: Ice Cube, Natasha Henstridge, Jason Statham, Pam Grier, Clea Duvall, Joanna Cassidy, Liam Waite, Wanda De Jesus, Duane Davis, Lobo Sebastian, Rodney A. Grant, Robert Carradine, Peter Jason, Duração: 98 min.

Voltar