Um Homem de Família

familyman1.jpg (11156 bytes) familyman2.jpg (13124 bytes) familyman3.jpg (9713 bytes)

Se você quiser ter sucesso na carreira é melhor fugir do casamento. Para quem curte noites solitárias Um Homem de Família é o programa ideal. Nicolas Cage é Jack Campbell um corretor de sucesso de Wall Street a um passo de fechar um negócio milionário. Há 13 anos, ele prometeu se casar com sua namorada de colégio, Kate (Tea Leoni) . Só Jack recebeu uma bolsa de estudos em Londres e tinha de decidir entre o seu futuro e o amor. Bem, com uma carreira de sucesso é fácil ganhar dinheiro para comprar todo o amor do mundo e um pouco mais. Assim, Jack vai para a Inglaterra e abandona Kate.

O tempo passa e uma noite de Natal um estranho chamado Cash (Don Cheadle) lhe dá a oportunidade de mudar de vida. E o impossível acontece: o homem de negócios Jack Campbell se transforma no pai de família Jack Campbell casado com sua antiga namorada, Kate. Para completar a festa tem até mesmo dois filhos uma menina de seis anos e um bebê.

Contudo as supresas para Jack não terminaram. Nesta sua nova vida ele descobre que é um gerente de uma fábrica de pneus, que pertence ao seu sogro. Ao invés de uma cintilante Ferrari ele possui uma caminhonete perua ideal para carregar os seus filhos para a escola. Só isto já é capaz de provocar um arrepio no mais valente dos mortais, mas o calvário de Jack está só começando. O roteiro parece ter alguns vislumbres de inteligência, quando o lado empresário do herói retorna e ele decide voltar a ser um rico especulador na bolsa, não importando o que precise fazer.

Todavia sempre existe a família. Sua esposa Kate desistiu da promissora carreira de advogada para cuidar dos filhos. Ela tem medo que o novo Jack deseje sair do subúrbio e volte para a violência da cidade grande. O certo é se conformar com a vida mediana que o casal leva. Bem, certamente Um Homem de Família não é indicado para empresário prestes a se casarem. No fim do filme o roteiro para não ficar verdadeiro demais arranja um final do tipo: "me engana que eu gosto".

J. Tavares

(The Family Man, EUA, 2000), Direção: Brett Ratner, Elenco: Nicolas Cage, Tea Leoni, Don Cheadle, Jeremy Piven, Makenzie Vega, Duração: 123 min.

Voltar