Falcão Negro em Perigo

Falcão Negro em Perigo é um bom filme de guerra. Isto se você não é um somaliano. Não se trata de uma obra imparcial e sim de um massacre da população inteira de um país africano. Os Estados Unidos, pelo menos no cinema, vencem a guerra e trucidam quase todo mundo. Provavelmente é também o melhor trabalho de Ridley Scott em muito tempo se você não liga para detalhes banais com ética ou respeito à história.

O filme, acredite quem quiser, é baseado em fatos reais. Narra um episódio que aconteceu com o exército dos Estados Unidos na na Somália, em outubro de 1993. Um grupo de soldados de elite (os Delta e os Ranger) resolvem invadir a cidade Mogadishu para capturar dois líderes da guerrilha comandada por Mohamed Farrah Aidid, que levou o país africano a uma verdadeira guerra civil. O problema é que toda a cidade está a favor de Aidid.

Novamente é aquela velha mania que os americanos têm de se meterem onde não são chamados. Sempre tentando arranjar soluções para proteger o mundo livre. O resultado invariavelmente tem sido desastroso, basta ver a Guerra do Vietnã. Assim o grupo de soldados que teoricamente faz parte da Força de Paz da Organizações das Nações Unidas entra em uma guerra sem sentido.

Daí para frente Falcão Negro em Perigo mostra uma ação ininterrupta. A montagem, um dos destaques do filme, quase não dá tempo para o espectador pensar que está presenciando um massacre. Os somalianos são trucidados sem piedade. Somente no final do filme se fica sabendo que morreram mais de mil somalianos para apenas 10 americanos. Obviamente a operação não atingiu o seu objetivo. O general que comandou a invasão foi expulso do exército. Mas Ridley Scott está mais interessado violência gratuita e em pagar as contas no fim do mês.

J. Tavares

(Black Hawk Down, EUA, 2002), Direção: Ridley Scott, Elenco: Josh Hartnett, Ewan Mcgregor, Tom Sizemore, Eric Bana, William Fichtner, Ewen Bremner, Sam Shepard, Gabriel Casseus, Kim Coates, Hugh Dancy, Ron Eldard, Ioan Gruffudd, Thomas Guiry, Charlie Hofheimer, Danny Hoch, Jason Isaacs, Zeljko Ivanek, Glenn Morshower, Jeremy Piven, Brendan Sexton Iii, Johnny Strong, Richard Tyson, Brian Van Holt, Nikolaj Coster-Waldau, Steven Ford, Ian Virgo, Thomas Hardy, Gregory Sporleder, Carmine Giovinazzo, Chris Beetem, Tac Fitzgerald, Matthew Marsden, Orlando Bloom, Kent Linville, Duração: 144 min.

Voltar