Extermínio

Será que a ambição maior do diretor o Danny Boyle era dirigir um trash movie? Pois bem, ele conseguiu. Extermínio é ruim de doer. É absurdamente equivocado e sem sentido. A impressão que se tem é que o consumo de substâncias psicotrópicas ilegais foi alto durante a criação do roteiro.

Tudo começa quando um bando de ecochatos invade um laboratório de pesquisas com macacos. Os pobres chimpanzés estão presos em jaulas diante de telas que exibem cenas de extrema violência. Um pesquisador avisa os ativistas que os animais estão infectados. Como os defensores do meio ambiente só costumam ouvir a voz da natureza, resolvem soltar os bichos.

Claro que os macacada toda reunida sai mordendo tudo pela frente. E, o que é pior transmitindo um poderoso vírus. O resultado é uma tragédia. Depois de 28 dias Jim (Cillian Murphy) acorda de um coma na deserta unidade de terapia intensiva de um hospital de Londres. Confuso, ele anda pelos corredores do hospital. Ninguém responde.

Jim sai para a rua e encontra uma cidade abandonada, repleta de cadáveres e zumbis infectados que o fazem fugir em pânico. Por sorte, ele encontra mais dois sobreviventes, Selina (Naomie Harris) e Mark (Noah Huntley), que levam Jim para um local seguro. Então ele fica sabendo que um vírus devastou a Inglaterra e já deve ter se já espalhado pelo mundo.

Selina e Mark concordam em ajudar Jim a ir em busca de seus pais. Isso sim é que é falta do que fazer. Na busca, eles encontram outros dois sobreviventes Frank (Brendan Gleeson) e Hannah (Megan Burns), pai e filha cuja reserva de água está perto do fim.

Com algumas perdas pelo caminho, o grupo decide seguir uma transmissão de rádio, na qual um grupo de soldados comandados pelo major Henry West (Christopher Eccleston) alega ter a solução para a infecção e convida todos os sobreviventes a se juntarem a eles. Porém, o pior ainda está por vir.

Danny Boyle perde tempo e dinheiro em um trama idiota sobre zumbis. George Romero já fez coisa muito melhor. A verdade é que o diretor de Cova Rasa e Transpointing últimamente só está, em todos os sentidos, queimando o seu filme.

J. Tavares

(28 Days Later, EUA, 2002), Direção: Danny Boyle, Elenco: Cillian Murphy, Naomie Harris, Megan Burns, Brendan Gleeson, Christopher Eccleston ,Alex Palmer, Bindu De Stoppani, Jukka Hiltunen, Toby Sedgwick, Noah Huntley, Christopher Dunne, Emma Hitching, Leo Bill, Marvin Campbell, Duração: 112 min.

Voltar