Espanglês

Espanglês Espanglês Espanglês Espanglês Espanglês

O filme Espanglês serve apenas para mostrar que a idéia de comer a empregada doméstica é mesmo um fetiche universal. Vale tanto para a novela das oito no Brasil como para o cinema norte-americano.

A trama começa quando uma carismática mexicana Flor (Paz Vega) decide trabalhar como doméstica na casa dos Clasky, uma influente família de Los Angeles. É uma decisão consciente, fruto da necessidade de sustentar sua filha de 12 anos, Cristina (Shelbie Bruce).

Ao contrário do que se poderia esperar, o casal John Clasky (Adam Sandler) e Deborah Clasky (Téa Leoni) é absurdamente receptivo à chegada de Flor. De fato, não há um pingo de racismo ou preconceito nos dois. Até mesmo a sogra Evelyn Norwich (Cloris Leachman) acha tudo ótimo. Bem... se o restante da América fosse assim, o mundo certamente estaria mais tranqüilo.

Curiosamente, Flor não entende quase nada de inglês. Mesmo assim, isso não é obstáculo para que a família Clasky a contrate. Se bem que com o carisma imenso, enorme, incomensurável de Paz Vega quem se importa?

Rapidamente, Flor percebe que nem tudo no casamentos dos Clasky é lindo e maravilhoso como eles insistem em mostrar ao mundo. A empregada acaba convidada para trabalhar na casa de praia da família durante as férias em Malibu. Flor é intimada a levar a sua filha Cristina. Afinal, ela poderia servir de intérprete. Em pouco tempo, Deborah consegue conquistar a amizade da garotinha. Mais ainda: acaba por interferir na vida e educação da garota.

A coisa se complica ainda mais quando Flor começa a interafir com John. Ele é chef que não quer fazer um sucesso demasiado, mas é considerado pelos críticos gastronômicos como o melhor dos Estados Unidos. Porém, se no restaurante a comida está lhe causando problemas, John percebe que em casa pode provar de todo o apimentado tempero mexicano.

Espanglês é um filme morno, levado até o fim sem muita convicção pela direção burocrática de James L. Brooks. Mas, verdade seja dita, uma empregada como Paz Vega, faz muita gente ter vontade de entrar para um curso de espanhol.

J. Tavares

(Spanglish, EUA, 2004), Direção: James L. Brooks, Elenco: Adam Sandler, Téa Leoni, Paz Vega, Cloris Leachman, Shelbie Bruce, Sarah Steele, Ian Hyland, Victoria Luna, Cecilia Suárez, Ricardo Molina, Brenda Canela, Phil Rosenthal, Angela Goethals, Thomas Haden Church, Freddy Soto, Duração: 111 min

Voltar