Escola de Rock

Preste atenção em uma cena onde Jack Black desenha no quadro-negro um esquema sobre o rock'n'roll, uma espécie de linha do tempo desde o surgimento do gênero até os dias atuais. Tudo ali está correto e bem feito. O grande paradoxo é que o sucesso do filme foi feito em cima de pessoas que não entenderam nada do que estava escrito.

O grande problema de Escola de Rock é exatamente esse: falta rock. O filme está repleto de citações para quem conhece um mínimo sobre música. Porém, falta pegada na trama. Tudo é frouxo, repetitivo e previsível. A coisa está mais para Poison do que Jimi Hendrix.

Dewey Finn (Jack Black) é um músico fracassado e um roqueiro frustrado. Ou seja, igualzinho a 99% do rock nacional. Ele é despedido de sua banda devido a sua mania de fazer longos solos. Como a situação não está fácil pra ninguém ele precisa arranjar uma maneira de pagar o aluguel atrasado. Afinal, ele praticamente mora de favor na casa do amigo Ned Schneebly (Mike White).

Então, em um lance do acaso, consegue uma vaga de professor-substituto em substituto na renomada Escola Elementar Horace Green, um lugar altamente tradicional. Claro que rapidamente se estabelece o conflito de Dewey, um verdadeiro estranho no ninho com as rigorosas regras da instituição.

Para piorar as coisas, ele sequer sabe sobre o que dar aula, o que leva seus alunos da 5ª série a desconfiar que o novo professor é uma fraude.

Rapidamente a diretora da Escola, Rosalie Mullins (Joan Cusack), desconfia que há algo errado. Para salvar a pele, Dewey tem uma idéia genial. Dar aulas de rock. Usar a música para incentivar seus alunos. A grande piada do filme é que as crianças tocam mais do inúmeros roqueiros. Com tanto talento à disposição, ele decide montar uma banda para concorrer em um concurso.

No fim das contas, Escola de Rock é um filme conservador. E isso para o rock'nroll é um pecado mortal. O excesso de clichês acaba afundando a boa idéia inicial. Como curiosidade vale notar que o diretor independente Richard Linklater (do obtuso Waking Life) resolveu se vender ao sistema. É... os punks não morrem, mas eles têm vida curta...

J. Tavares

(The School of Rock, EUA, 2003), Direção: Richard Linklater, Elenco: Jack Black, Mike White, Joan Cusack, Sarah Silverman, Joey Gaydos Jr., Miranda Cosgrove, Kevin Alexander Clark, Robert Tsai, Maryam Hassan, Rebecca Brown, Caitlin Hale, Aleisha Allen, Brian Falduto, Zachary Infante, James Hosey, Duração: 109 min.

Voltar