Elizabeth - A Era de Ouro

Elizabeth - A Era de Ouro Elizabeth - A Era de Ouro Elizabeth - A Era de Ouro Elizabeth - A Era de Ouro Elizabeth - A Era de Ouro

Elizabeth - A Era de Ouro é a continuação de um filme absolutamente irrelevante (Elizabeth, 1998), que ninguém viu. Mesmo assim, o diretor Shekar Khapur acreditou que era interessante seguir contando as aventuras e desventuras da rainha Elizabeth I.

A trama se passa no ano de 1585, em uma conturbada Inglaterra. Elizabeth I (Cate Blanchett) está quase há três décadas no comando da Inglaterra. Sem contestação, sem eleições e sem CPIs. Nada como viver em um país que acredita no direito divino da Monarquia ao poder. Porém, a vida não está tão mansa quanto deveria ser para a rainha.

Elizabeth ainda precisa lidar com a possibilidade de traição em sua própria família. Mary Stuart (Samantha Morton) está de olho no trono. Ao mesmo tempo, a Europa vive uma fase na qual o catolicismo fundamentalista domina as idéias dos povos. O representante máximo dessa corrente é o rei Felipe II (Jordi Mollá), da Espanha.

Ele é apoiado pelo Vaticano e usa a Inquisição como desculpa para armar um poderoso exército. Depois de algumas parcas tentativas de negociação, Felipe II decide destronar a "herege" Elizabeth I. Afinal de contas, ela é protestante e isto está atrapalhando os planos do Rei da Espanha de restaurar o catolicismo na Inglaterra.

Depois de um tempo, Elizabeth percebe que a guerra é mesmo inevitável. E a Inglaterra terá de ir à luta, mesmo estando fragilizada militarmente. No meio de tudo, a rainha vive um caso de amor proibido com o aventureiro Sir Walter Raleigh (Clive Owen).

Preparando-se para entrar em guerra, Elizabeth busca equilibrar as tarefas da realeza com uma inesperada vulnerabilidade, causada por seu amor proibido com o aventureiro Sir Walter Raleigh (Clive Owen). Um pirata - atenção para o clichê! - que rouba o coração da rainha...

Elizabeth - A Era de Ouro é um filme chato e soporífero. A direção de Shekar Khapur é burocrática e sem criatividade. Um exemplo claro são as cenas de batalha entre a armada espanhola e a frota inglesa. Ao invés de uma luta épica no mar tudo é resolvido em meia dúzia de cenas sem graça.

Elizabeth - A Era de Ouro venceu do Oscar de Melhor Figurino, o que quer dizer menos do que nada. O filme só deve interessar aos fanáticos por história inglesa.

Jota Tavares

(Elizabeth: The Golden Age, ING, 2007), Direção: Shekar Khapur, Elenco: Cate Blanchett, Jordi Mollá, John Shrapnel, Geoffrey Rush, Susan Lynch, Samantha Morton, Abbie Cornish, Penelope McGhie, Rhys Ifans, Eddie Redmayne, Clive Owen, Adrian Scarborough, William Houston, Steven Robertson, Jeremy Barker, Adam Godley, George Innes, Kirstin Smith, Kelly Hunter, Christian Brassington, Robert Cambrinus, Tom Hollander, Laurence Fox, Elise McCave, Aimee King, Duração: 114 min

Voltar