Elefante

O filme Elefante, de Gus Van Sant, é como se fosse uma versão filmada de Tiros em Columbine, de Michael Moore. Ambas as obras retratam a a tragédia de Columbine High School, em que dois adolescentes entraram em sua própria escola atirando a esmo, matando dezenas de pessoas.

O problema é que Michael Moore se esforçou para tornar seu documentário absolutamente isento demolindo com as hipóteses mais repetidas para o massacre. Porém, não é o caso de Elefante. O filme é dirigido de maneira seca e direta. mas deixa transparecer uma visão bem ortodoxa do incidente.

A trama acompanha um dia comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon. A maior parte dos alunos está engajada em atividades cotidianas. Porém, dois estudantes esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi-automática, com altíssima precisão e poder de fogo.

Ambos invadem a escola onde estudam munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando. Eles partem para cima dos demais alunos atirando em tudo o que se mexer. O filme recebeu Palma de Ouro e Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes 2003.

O problema é que Elefante coloca várias pistas falsas sobre as causas da tragédia simbolos nazistas, rock, videogame. O diretor sutilmente coloca pequenos detalhes para dar a impressão que um ato absurdo desses tenha uma explicação de psicologia de bar.

Enfim, assista a ambos os filmes (Tiros em Columbine e Elefante) na seqüência e decida quem é o maior idiota: Gus Van Sant, Michael Moore ou você...

J. Tavares

(Elephant, EUA, 2003), Direção: Gus Van Sant, Elenco: Alex Frost, Eric Deulen, John Robinson, Elias McConnell, Jordan Taylor, Carrie Finklea, Nicole George, Brittany Mountain, Alicia Miles, Kristen Hicks, Bennie Dixon, Nathan Tyson, Timothy Bottoms, Matt Malloy, Ellis Williams, Duração: 81 min..

Voltar