Eleição

election01.jpg (9055 bytes) election02.jpg (11242 bytes)

Não é preciso dizer muito sobre esse filme, basta, somente, mencionar o fato que se trata de uma produção da MTV Films— que antes havia produzido o lamentável Joe’s Apartment. A MTV produzindo filmes é possivelmente um dos sinais do apocalipse. O filme é, obviamente, sobre uma eleição. No caso, para o nada importante cargo de presidente do Conselho Estudantil do colégio Carver High. Vocês se lembram do grêmio da escola, certo? Da Chapa Ação – chapação entenderam?— bons tempos aqueles... Pois esse filme é mais ou menos sobre a versão americana paranóica e babaca dessa história.

A coisa toda começa quando Tracy Flick (Reese Witherspoon), uma CDF cheia de ambições, se candidata sozinha na eleição do conselho. Então Jim McAllister (Mathew Broderick) um professor loser( chega ser redundância, pois todo professor é loser) desembesta que deve detê-la a qualquer custo. Para isso convence o astro do time de futebol americano local: Paul Metzler (Chris Klein) para concorrer com Tracy.

O filme até que começa bem, mas de repente surge do nada uma personagem lésbica, para tornar o filme mais moderninho e passível do padrão de qualidade MTV. Aí a coisa toda desanda na maionese rapidamente. Para completar, como uma eleição estudantil não renderia mesmo assunto para um filme inteiro, cria-se algumas histórias paralelas que só servem para matar o tempo e a paciência do telespectador.

No final, percebe-se que este é mais um daqueles filmes americanos que acredita que o mundo é dos adolescentes e para eles estão reservadas todas as glórias. O.K, vão sonhando...

Saulo Gomes

(Election, EUA, 1999) Direção: Alexander Payne. Elenco: Mathew Broderick, Reese Witherspoon, Chris Klein. 103 min..

Voltar