Efeito Borboleta

Uma das regras fundamentais das viagens no tempo é que elas nunca dão certo. Pelo menos no cinema. Sempre que alguém decide mudar algo no seu passado, o futuro sempre reserva uma surpresa desagradável. Deve ser por isso que muito presidente desistiu de tentar algo semelhante para salvar seu mandato.

O herói da vez é Evan Treborn (Ashton Kutcher), um estudante de psicologia que tem lapsos de memória. Para tentar combater a doença ele escreve um diário que, no atual momento, está cheio de lacunas. Na infância, ele causou muita preocupação à sua mãe (Melora Walters).

Tudo por que Evan fazia desenhos sinistros (grande coisa muitos quadrinistas começaram assim) e tinha reações inesperadas. Como, por exemplo, ser pego com uma faca de cozinha na mão sem saber o porquê. Apesar de ficar nítido que ele precisa urgentemente de um gardenal, o menino ainda consegue fazer amigos.

Sua turma é composta pela meiga Kayleigh Miller (Amy Smart), seu irmão violento Tommy (William Lee Scott) e um gordinho tímido, Lenny (Elden Hensen). Em um dia de tédio, sem nada para ver na televisão, eles resolvem colocar dinamite numa caixa de correio. Coisa típica de psicopatas mirins...

Contudo, na hora da explosão, alguém aparece e uma tragédia muda a vida de todos para pior. Bem, sabe-se lá como Evan descobriu uma forma de voltar no tempo. Porém, nada que envolva máquinas complicadas ou cientistas malucos. Ele simplesmente lê trechos de seu diário e volta ao seu corpo de criança. Certo, isso não faz muito sentido igual ao roteiro de Efeito Borboleta.

Com esse poder, Evan tenta mudar os erros do passado. Claro que ele descobre as conseqüências de suas ações são trágicas. A cada volta ao tempo de criança, pior fica seu futuro. O filme sofre de falta crônica de originalidade. Existem algumas tramas paralelas mais barra-pesada. Mesmo assim, nada que impeça o sono do espectador. Para piorar, Ashton Kutcher é completamente inadequado para o papel.

De acordo com a teoria do caos, o bater das asas de uma borboleta pode causar um terremoto. Grande coisa. Se isso fosse verdade, o peido de um elefante poderia provocar um tsunami...

J. Tavares

(The Butterfly Effect, EUA, 2004), Direção: Eric Bress e J. Mackye Gruber, Elenco: Ashton Kutcher, Melora Walters, Amy Smart, Elden Henson, William Lee Scott, John P. Amedori, Irene Gorovaia, Kevin Schmidt, Jesse James, Logan Lerman, Sarah Widdows, Jake Kaese, Cameron Bright, Eric Stoltz, Callum K. Rennie, Duração: 113 min..

Voltar