ED TV

edtv1.jpg (18160 bytes) edtv2.jpg (20117 bytes) edtv3.jpg (15769 bytes) edtv4.jpg (15998 bytes)

O cinema até hoje nunca tolerou o sucesso da televisão. Já foram feitos vários filmes para demonstrar o quão manipuladora e desprezível a telinha pode ser. Coincidentemente nesses filmes o cinema nunca é o vilão da história, reservando os louros de grande bicho papão malvado para a televisão. EDTV pode ser facilmente incluído nessa categoria.

A história é a seguinte: uma executiva de televisão(Ellen DeGeneres) tem a esdrúxula idéia de acompanhar a vida de uma pessoa 24 horas por dia. Bem estamos falando de uma emissora de TV a cabo, ou seja, who cares? O escolhido para essa proeza é um pobre coitado de San Francisco chamado ED Pekurny (Mattew McConaughey), cuja vida não poderia ser menos interessante. ED é o protótipo do loser: trabalha numa locadora de vídeo, não terminou a faculdade, não tem nenhuma perspectiva para o futuro e ainda por cima é apaixonado por Shari (Jenna Elfman), namorada do seu irmão. Logo no início do filme ED conquista Shari, mas como não é muito esperto, demora a perceber que o fato de ser filmado o tempo todo poderia estragar esse romance. A coisa toda esfria rapidamente. Assim como o filme, que na verdade nunca chegar a esquentar.

O roteiro ingênuo e sem profundidade alguma, inclui ainda alguns momentos do tipo ‘vida imita a novela mexicana das oito’, que servem para, possivelmente, mostrar o quão tênue é a linha que separa a ficção da realidade. Mas a julgar por esse filme melhor ficar com a ficção da novela. Pois a vida de ED é simplesmente um saco. Outra coisa, se um programa como esse desse mesmo tanta audiência, como o filme faz crer, por quê diabos ninguém nunca tentou isso na vida real?

Apesar do elenco estrelar EDTV foi um tremendo fracasso nos EUA, e passou batido por nossos cinemas. O diretor Ron Howard deve ter pensado: bom, eu tenho esse filme bastante parecido com Truman Show, só que mais superficial, inverossímil e sem graça. Cara vai ser um sucesso!

As distribuidoras de vídeo nacionais tão pródigas em matéria de subtítulos, perderam uma grande oportunidade nesse filme: EDTV - Da vida dos losers...

Saulo Gomes

P.S.: A capa de EDTV tem uma curiosidade: traz a deliciosa Elizabeth Hurley como chamariz, sendo que ela é mera coadjuvante e pouco aparece no filme. Apesar da propaganda enganosa é melhor do que colocar a Ellen DeGeneres(argh)...

(EDTV, EUA, 1999) Direção: Ron Howard. Elenco: Mattew McConaughey, Jenna Elfman, Woody Harrelson, Martin Landau, Sally Kirkland, Ellen DeGeneres, Dennis Hopper, Elizabeth Hurley. 122 min..

Voltar