Dungeons & Dragons

chocolat1.jpg (4828 bytes) chocolat2.jpg (5550 bytes) chocolat3.jpg (4998 bytes)

Certos filmes são a prova viva de que Hollywood abandonou qualquer vestígio de inteligência. Dungeons & Dragons é o melhor exemplo disso. O trabalho dirigido (?) por Courtney Solomon é baseado em um Role Playing Game, o jogo oficial do nerd norte-americano. Coisa que só tem graça para quem não possui nem uma mísera nesga de vida social, o que não é o caso de 99% do planeta.

Parece difícil de acreditar mas o jogo Dungeons & Dragons já existe há mais de 25 anos! Para ser mais exato ele foi lançado em 1974. Por isso a transposição para a tela grande foi cercada de expectativa. Mas de onde menos se espera daí mesmo é que não sai anda como dizia sabiamente o Barão de Itararé. O resultado final é um desastre de proporções bíblicas. Um perfeito exemplar do cinema bizarro.

A trama começa com o poderoso mago Profion (Jeremy Irons) tentando descobrir uma forma de dominar os dragões vermelhos. Tudo para ter poder suficiente para destronar a Imperatriz Savina (Thora Birch). Enquanto isso um ladrão aventureiro Ridley (Justin Whalin) junto com seu companheiro inseparável
Snails (Marlon Wayans, da série Todo Mundo Em Pânico, já demonstrando a sua natural inaptidão para a comédia ) resolvem atacar a fortaleza dos magos. Afinal ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão.

No meio do crime são descobertos pela feiticeira Marina (Zoe Mclellan). E acabam se envolvendo em uma trama rocambolesca e inconcebível. Ridley e Marina se apaixonam e Snails resolve sair de cena e ganhar algum dinheiro com a atuando Todo Mundo Em Pânico. Para completar a trupe do freak show de Dungeons & Dragons surgem um anão e uma elfa. O resultado é risível e as atuações do elenco lembram as simulações de Linha Direta. O final constrangedor deixa margem para uma continuação a qual, ao que tudo indica, jamais vai acontecer. O melhor a fazer é torcer para que um dragão de verdade incendeie roteiros tão estúpidos como os de Dungeons & Dragons.

J. Tavares

(Dungeons & Dragons, EUA, 2000), Direção: Courtney Solomon, Elenco: Justin Whalin, Zoe Mclellan, Jeremy Irons, Bruce Payne, Marlon Wayans, Lee Arenberg, Kristen Wilson, Thora Birch, Richard O'brien.

Voltar