Duets
Se você já participou daquelas festas de fim de ano no escritório, onde todas aquelas fotos constrangedoras com você bêbado sentado no colo da secretaria vão parar no mural da empresa, sabe que existe um item que não pode faltar. Claro que a cerveja em doses cavalares é fundamental, mas estamos falando do videokê. Sim, esta praga do novo milênio que veio para azucrinar quem achava que uma roda de violão era a visão do inferno.
É de espantar que Hollywood tenha escolhido um dos assuntos mais sem graça de todos os tempos para fazer um filme. Duets, acredite quem quiser, é um filme sobre o fascinante mundo do karaokê. Isto mesmo o pai do videokê. Vários personagens se encontram em concursos para saber quem desafina mais ou quem liquida mais rápido com a paciência do espectador. Uma garçonete liberal e liberada Suzi Loomis (Maria Bello), um vendedor em crise familiar Todd Woods (Paul Giamatti), um ex-presidiário com uma voz privilegiada Reggie Kane (Andre Braugher), um cantor falcatrua que prefere apostar com trouxas a competir nas provas Ricky Dean (Huey Lewis, sem o The News), todos vão acabar tendo seus destinos cruzados.
Claro que faltou o principal. Ou seja, como uma idéia tão pífia conseguiu se transformar em filme. A culpa é de Gwyneth Paltrow, que interpreta Liv uma dançarina, filha do trapaceiro Ricky Dean. Sim, Gwyneth é dirigida pelo seu pai Bruce Paltrow. Um caso típico de nepotismo com resultados desastrosos para ambas as partes. Se Gwyneth queria fazer uma homenagem ao seu progenitor era mais fácil ter comprado uma Ferrari.
A idéia do Karaokê é que você pode ser uma estrela por três minutos e alguns segundos. Até que faz sentido. Assim, não era preciso gastar uma hora e meia em uma história insossa e deprimente como Duets. Afinal, não é lógico pagar para assistir a um filme em que as pessoas cantam pior do que você. Uma curiosidade, a Austrália, o país mais trash de que se tem notícia colocou em primeiro lugar nas paradas de sucesso a música interpretada por Gwyneth Paltrow no filme. Este povo realmente tem problemas...
(Duets, EUA, 2000), Direção: Bruce Paltrow, Elenco: Gwyneth Paltrow, Huey Lewis, Maria Bello, Andre Braugher, Paul Giamatti, Scott Speedman. Duração: 113 min.