O Dublê (The Fall Guy)
Antes de mais nada, esse filme é baseado em um seriado dos anos 80 chamado Duro na Queda. É difícil acreditar por que diabos alguém teria interesse em resgatar algo tão obscuro assim. Porém, ao final de duas horas fica claro que certas coisas é melhor deixar no passado mesmo...
A trama mostra Colt Seavers (Ryan Gosling) um dublê famoso que é o substituto nas cenas de ação do astro Tom Ryder (Aaron Taylor-Johnson). Ele é apaixonado por Jody Moreno (Emily Blunt), que trabalha como assistente de direção. Porém, em uma filmagem, ele sofre um acidente de trabalho.
Aliás, como dublê ele sofre acidentes o tempo inteiro. Tipo: explosões, tiroteios, incêndios, perseguições e acidentes de carro ou sair voando quebrando janelas, tudo isso faz parte do cardápio. Mas o problema é que sua coluna foi afetada. Então, isso faz com que ele se afaste de tudo e de todos para recuperar sua saúde física e mental.
Porém, ele é convocado de volta ao serviço. A agente Gail Meyer (Hannah Waddingham) faz uma proposta irrecusável. Voltar a trabalhar em um filme de mega orçamento dirigido justamente por Jody. Mais ainda: a trama seria estrelada por Tom Ryder.
Tudo parece lindo e maravilhoso, porém existe um pequeno detalhe. Tom Ryder desapareceu. Então a pedido de Gail, Colt Seavers vai investigar o caso enquanto tenta reatar o seu relacionamento com Jody.
Esse fiapo de história deveria ser o pretexto para cenas de ação espetaculares. Nada de CGI, tudo feito como antigamente para mostrar a habilidade dos dublês em proezas impressionantes. Mas nada disso acontece.
O filme foca na relação entre Colt e Jody. É praticamente uma comédia romântica. As cenas de ação são constrangedoras. Tudo já foi feito antes e melhor. Uma das ideias defendidas pelo roteiro do filme é que os dublês também mereciam uma indicação ao Oscar. Bem, só se forem os dublês de Jackie Chan. Esses, sim, arriscam a vida em cada cena.
O Dublê termina de forma melancólica. O terço final do filme é constrangedor. A verdadeira proeza é não assistir às cenas de batalhas sem bocejar. Curiosamente, o filme tem uma cena pós-créditos. Parte do elenco original aparece. Sim, Lee Majors ainda está vivo, bem como Heather Thomas! E foi aí que a redação da ZeroZen lembrou por que via Duro na Queda...
J. Tavares(The Fall Guy, EUA, 2024), Direção: David Leitch, Roteiro: Drew Pearce, Elenco: Ryan Gosling, Emily Blunt, Aaron Taylor-Johnson, Hannah Waddingham, Winston Duke, Adam Dunn, Ben Knight, Jason Momoa, Stephanie Hsu, Teresa Palmer, Zara Michales, Duração: 125min.