Dr. T e as Mulheres
Robert Altman é gente que faz. O cineasta americano não pára de filmar. Na década de 80, foi abandonado pelos grandes estúdios e resolveu fazer comerciais para ganhar algum dinheiro e na raça e na coragem continou filmando. Como é fácil de imaginar, tanto esforço não resultou necessariamente em qualidade. O problema é que no cinema atual vicejam imitadores Robert Altman. Só que nem Altman consegue mais plagiar a si mesmo.
Dr. T e as Mulheres é filme esforçado. Mas fica difícil de acreditar que o roteiro leva duas horas só para falar mal das mulheres. É realmente impressionante. Altman deve estar com problemas em casa, ou indignado com o valor da pensão da sua ex-esposa. Richard Gere é o Dr. T um respeitado ginecologista de uma pequena cidade americana. Decidido e dedicado ao trabalho está sempre disposto a dar um toque nas suas pacientes.
Mulheres, inclusive, não faltam na vida do doutor. Sua mulher Kate (Farrah Fawcett) pirou na batata e regrediu à infância. Sua enfermeira-chefe Carolyn (Shelley Long) está interessada em conferir o tamanho do estetoscópio do patrão A sua filha DeeDee (Kate Hudson) vai se casar e sonha em ser animadora de torcida. Connie (Tara Reid) a irmã invejosa está desconfiada que existe algo de estranho na dama de honra Marilyn (Liv Tyler) que passa o tempo inteiro colando o velcro da sua mochila.
Diga-se de passagem Dr. T acaba se apaixonando por uma colega do clube de golfe a liberal e liberada Bree (Helen Hunt) e mesmo assim acaba levando um tradicional pé-na-bunda. Assim, é fácil de perceber que com tantas personagens femininas na tela, os diálogos são enormes e incessantes. Tudo sem sentido algum. Todas as mulheres do filme são fúteis, patéticas, incapazes articular algo inteligente.
Talvez por isso o filme termine em uma homenagem deprimente ao filme Mágico de Oz. Um furacão acaba por resolver todos os problemas do Dr. T e do roteiro. Afinal, não basta ser meio ruim, é preciso ser ruim por completo. Se você gosta de um almoço de família na casa da sua sogra e com a presença de todas as suas cunhadas este é o filme ideal.
(Dr. T and the Women, EUA, 2000), Direção: Robert Altman, Elenco: Richard Gere, Helen Hunt, Farrah Fawcett, Laura Dern, Tara Reid, Kate Hudson, Liv Tyler, Robert Hays, Janine Turner. Duração: 122 min.