Um Domingo Qualquer

domingo1.jpg (14736 bytes) domingo2.jpg (18478 bytes) domingo3.jpg (18127 bytes)

Oliver Stone é o mestre do parangolé. Seus filmes gastam incontáveis e intermináveis minutos para dizer coisa nenhuma. O diretor se diverte em gastar um esforço hercúleo para não fazer nada. Se fosse possível, a cabeça de Stone seria interditada para a reforma agrária por ser um terreno absolutamente improdutivo.

Um Domingo Qualquer como qualquer filme de Oliver Stone impressiona. Não é fácil encher tanta lingüiça com diálogos tacanhos, com tantos personagens pascácios. A prolixidade do diretor desta vez está a serviço do futebol americano. Um esporte que só tem fundamento para os psicopatas da terra do Tio Sam. Onze jogadores passam o tempo todo tentando se agarrar, é uma coisa tão antilopesca e gazélica que a final do campeonato deve ser disputada em São Francisco.

No filme Al Pacino é o técnico decadente Tony D'Amato do Miami Sharks. Depois de perder várias partidas consecutivas, seu melhor jogador e capitão da equipe Jack Rooney (Dennis Quaid), ele resolve apostar todas as suas fichas em um desconhecido reserva Willie Beamen (Jamie Foxx). O remédio sai melhor do que a encomenda e a equipe volta a vencer. Infelizmente Willie não é a pessoa mais simpática do mundo e acaba com o espírito de grupo do Miami Sharks.

Para piorar as coisas a dona do time Christina Pagniacci (Cameron Diaz) está mais preocupada com os lucros do que fazer uma equipe de futebol americano arte. Ajudada por um médico inescrupuloso Dr. Harvey Mandrake (James Woods) vai fazer de tudo para obter lucro com o esporte. Bom, aí cabe a pergunta com um argumento tão chinfrim desses é possível fazer um filme de 153 minutos?! Claro que não.

Assim Um Domingo Qualquer é uma torrente de discussões inúteis recheadas de palavrões bem ao gosto de Oliver Stone. O resultado é tão chato que faz duas horas de transmissão de golfe na TV parecerem uma benção. Desista de ver o filme, desista de Oliver Stone e, principalmente, desista de entender as regras do futebol americano...

J. Tavares

(Any Given Sunday, EUA,1999), Direção: Oliver Stone, Elenco: Al Pacino, Cameron Diaz, Dennis Quaid, James Woods, Jamie Foxx, LL Cool J, Matthew Modine, Charlton Heston, Ann-Margret, Jim Brown, Bill Bellamy, Lawrence Taylor, Lauren Holly, Duração: 153minutos (versão do diretor).

Voltar