O Dilema das Redes (The Social Dilemma)

O problema com esse documentário é que ele quer que você acredite que os assuntos em rede sociais são escolhidos por peões. Gente com um holerite de classe média. Santa ingenuidade. Fala sério. As decisões são tomadas por robôs e algoritmos. É pra isso que eles servem! Agora, quem programa esses robôs e com o quê? Bem, isso já são outros 450...

Mas, sejamos honestos, condenar o Facebook, uma rede social, cuja relevância é cada vez mais ínfima e que está à beira da morte? Fracamente, isso é chutar cachorro quase morto. Inclusive, a maioria dos seus “usuários”, literalmente, abandonou a rede pra sempre, graças ao COVID-19. Não é realmente uma solução.

Diga-se de passagem, a máxima que só traficante de drogas e redes sociais possuem ‘usuários’ é uma boa sacada. Porém o que seria a Netflix? Um atravessador? Uma mula?

O documentário recomenda o distanciamento digital. E convenhamos “distanciamento digital” é com a ZeroZen. Não temos, nem vamos ter um Facebook. Não tínhamos Orkut. Quer dizer tínhamos um feito por “fãs”, mas não era oficial. E sinceramente, mas não ganhamos nada com isso... Também não ganhamos com o site. Então tudo certo...

E, sim, passamos 5 anos sem atualizações. Nós estávamos à frente de nosso tempo. Nós somos precursores do distanciamento digital!

Em tempo, o documentário usa cenas da eleição do presidente Jair Bolsonaro como forma de mostrar as mudanças provocadas pelas redes sociais. Muita calma nessa hora. O brasileiro não precisa de rede social nenhuma para dar vazão a sua burrice. A estupidez, a inépcia, ignorância, a estultice são os nossos produtos de exportação. A gente elegeu Jânio Quadros e Fernando Collor sem nenhuma rede social por perto.

"O Dilema das Redes" tem aproximadamente 93 minutos, mas parece demorar muito mais. E apresenta entrevistas diversas com ex-executivos do Facebook, Twitter, Google e outras empresas. Todos, hoje em dia, possivelmente, na fila do seguro desemprego. Em especial aqueles que participaram deste documentário.

A impressão geral que fica, depois de muito “nerd talk” é: afinal quem está falando a verdade? E mais importante: e por quê? Tipo, agora é tarde. A caixa de Pandora já foi aberta. Agora não dá mais para voltar atrás. Vejo vocês na próxima rede social, ou não....

(The Social Dilemma, EUA, 2020). Direção: Jeff Orlowski, Elenco: Skyler Gisondo, Kara Hayward, Vincent Kartheiser, Duração: 93 min.

Saulo Gomes

Voltar