Dia de Treinamento

Uma cidade vivendo no caos. Policiais corruptos que recebem propina dos traficantes. O crime organizado faturando o dinheiro em cima do vício de inocentes. Uma justiça cheia de falsidade e mentira, totalmente conivente com o submundo. Calma, calma. Ninguém está falando sobre o Rio de Janeiro. Trata-se de um Dia de Treinamento filme que deu o Oscar Denzel Washington.

Para começo de conversa a vitória de Denzel Washington foi absurdamente injusta. Sua interpretação é pífia e patética, beirando a canastrice. O filme é tão ruim quanto a situação no Rio de Janeiro. Com a desvantagem de não assustar ou espantar ninguém que viva em um país tão violento como o Brasil. Aliás, poucas se viu um roteiro tão canhestro e manipulador.

Um Dia de Treinamento começa com o detetive Alonzo Harris (Denzel Washington) sendo obrigado a treinar a um novato Jake Hoyt (Ethan Hawke) com a dura rotina de um policial. Para o azar de Alonzo, Jake parece ser um poço de ética e honestidade. Quer dizer, provavelmente deve ser o único policial honesto de toda a cidade de Los Angeles. E isto pode atrapalhar as negociatas de Alonzo.

No meio de uma avalanche de falcatruas, onde tenta garantir a aposentadoria das crianças Alonzo percebe que Jake vai ser um verdadeiro pé-no-saco para seus golpes ilícitos. E assim Dia de Treinamento vai levando o espectador. É o velho confronto entre policial bonzinho contra policial malvado. Tudo narrado de maneira soporífera. O melhor a fazer é ficar com um noticiário sobre o Rio de Janeiro. Tem muito mais ação.

J. Tavares

(Training Day, EUA, 2001), Direção: Antoine Fuqua, Elenco: Denzel Washington, Ethan Hawke, Ethan Hawke, Tom Berenger, Cliff Curtis, Dr. Dre, Snoop Dogg, Macy Gray, Duração: 132 min.

Voltar