O Diabo Veste Prada
É difícil de acreditar - mais ainda de aceitar - mas a verdade é que O Diabo Veste Prada é um filme sobre jornalismo. Mesmo que para explicar uma profissão tão complexa e cheia de vicissitudes, o roteiro use o esvoaçante mundo da moda. Aliás, o tempo inteiro o filme força a barra querendo provar que existe um universo repleto de sagacidade, inteligência e debates profundos sobre a importância de ser ou não fashion.
A mocinha da história é Andrea Sachs (Anne Hathaway). Ao chegar do interior, inocente pura e besta, decide procurar emprego na cidade grande. Para seu azar, acabou de se formar em jornalismo, o que, na maioria das vezes, significa uma certa intimidade com a fila do seguro-desemprego. Seu sonho é trabalhar em uma revista conceituada como a "New Yorker".
Infelizmente não tá fácil pra ninguém., Então, Andrea acaba por conseguir um emprego Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela vai trabalhar como assistente da editora Miranda Priestly (Meryl Streep). O problema principal é que a moçoila não sabe absolutamente nada de moda (como 99% da população mundial, o restante não quer nem saber). Isto, é claro, vai irritar a exigente Miranda. Apesar de parecer uma chance de ganhar dinheiro fácil, Andrea descobre que o buraco é mais embaixo. A editora da Runaway vai tornar sua vida um verdadeiro inferno.
Andrea subitamente percebe que não é fácil ter uma vida particular se você opta pelo jornalismo. Logo, seu namorado Nate (Adrian Grenier) é posto para escanteio. Ao mesmo tempo, a jornalista se vende ao sistema. Recebe dicas de moda de Nigel (Stanley Tucci), braço-direito de Miranda. Sem dificuldades para aceitar sua vida no mundinho fashion, passa a levar para casa brindes caríssimos como roupas de grife.
Porém, verdade seja dita, graças as constantes reclamações de Miranda, Andrea finalmente aprende a ser uma profissional competente. A personagem de Meryl Streep não é nada diferente do que um bom editor de jornal. Acredite, ninguém chega a um cargo tão importante sendo simpático. O filme, é claro, não perde muito tempo neste tipo de consideração jornalística e acaba desandando em um final ridículo e apelativo.
Detalhe interessante: o filme é baseado no livro da jornalista Lauren Weisberger. Quando a obra foi publicada em 2002, causou frisson no mundo da moda (aliás, tudo causa frisson no universo fashion). Lauren criou a personagem diabólica baseada na poderosa Anna Wintour, editora da Vogue e ex-chefe da escritora. Curioso é que mesmo tendo sido um best-seller instantâneo, o livro figurou em diversas listas das piores publicações do ano. Ou seja, era melhor a jornalista ter continuado a puxar o saco da editora da Vogue...
(The Devil Wears Prada, EUA, 2006), Direção: David Frankel, Elenco: Meryl Streep, Anne Hathaway, Emily Blunt, Stanley Tucci, Adrian Grenier, Tracie Thoms, Rich Sommer, Simon Baker, Daniel Sunjata, Jimena Hoyos, Rebecca Mader, Tibor Feldman, Stephanie Szostak, David Marshall Grant, James Naughton, Gisele Bundchen, Heidi Klum, Valentino Garavani, Duração: 109 min.