Desventuras em Série

Desventuras em Série é um filme que serve para desmascarar muitos críticos cinematográficos. Se o resenhista elogiar a obra, mas ponderar que seria muito melhor se dirigida por Tim Burton fique atento. Com certeza, você estará lendo a opinião de mais um picareta.

Os defeitos do filme passam muito longe do diretor Brad Silberling, que se mostra mais competente do Burton em qualquer aspecto. O fato é que Desventuras em Série é adulto demais para agradar as crianças e infantil demais para emocionar os adultos.

A trama começa quando os irmãos Baudelaire perdem seus pais em um incêndio. Como ficaram órfãos, a pequena Sunny (interpretada alternadamente pelas gêmeas Kara e Shelby Hoffman), a primogênita Violet (Emily Browning) e Klaus (Liam Aiken) são enviados para morar com um parente distante. Só que como tragédia pouca é bobagem eles acabam caindo nas garras do Conde Olaf (Jim Carrey).

O vilão é um ator canastrão que adora disfarces e está cheio de planos maquiavélicos para os três irmãos. Ele planeja matá-los para ficar com a herança da família Baudelaire. Para escapar dos constantes perigos, cada criança vai fazer uso de suas habilidades.

Violet (Emma Browning), a líder da turma, é capaz de inventar qualquer coisa com os objetos que tiver por perto. Já Klaus (Lian Aikem), é o mais inteligente. É fanático por leitura e raramente esquece de alguma informação que viu em algum livro. Sunny, a caçula, adora morder e só se comunica com um idioma próprio que apenas os irmãos entendem.

O filme erra ao centrar demais o foco em Jim Carrey. Mesmo assim, ator se salva ao fazer o papel de um canastrão (para ele, isso não deve ser tão difícil). O roteiro acerta ao adaptar de uma vez só três livros da série de Lemony Snicket - "Mau Começo", "A Sala dos Répteis" e "O Lago das Sanguessugas". Ou seja, o ritmo é suficiente para manter o interesse até o final.

Por fim, vale notar que o filme tem mortes irônicas, assassinatos cruéis e até mesmo uma sugestão de pedofilia. E, claro, nada de final feliz. Portanto, se seu filho prefere ler Desventuras em Série ao invés de Harry Potter pode não fazer tanto sucesso na escola, mas certamente estará mais preparado para a vida.

J. Tavares

(Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events, EUA, 2004), Direção: Brad Silberling, Elenco: Elenco: Jim Carrey, Meryl Streep, Jude Law, Emily Browning, Liam Aiken, Kara Hoffman, Shelby Hoffman, Timothy Spall, Billy Connolly, Luis Guzmán, Jennifer Coolidge, Jane Adams, Craig Ferguson, Jamie Harris, Duração: 108 min.

Voltar