Thomas Crown - A Arte do Crime
Thomas Crown Affair é a refilmagem de Crown - O Magnífico de 69, com Steve McQueen e Faye Dunaway nos papeis principais. Um daqueles filmes absolutamente medíocres e esquecíveis, que ninguém, em sua mais completa inocência, poderia imaginar que houvesse interesse numa nova versão. Mas no cinema nada se inventa e tudo se recicla, até os mesmo os fracassos.
Pierce Brosnan é Crown, Thomas Crown num papel caricato, mais James Bond que todos os últimos filmes da série filme um milionário que nas horas vagas se dedica ao roubo de obras de arte. Um dia ele resolve roubar um Monet, só para passatempo, de um museu em Nova York. Seu plano é bem sucedido, mas uma caçadora de recompensas(Rene Russo) é enviada pela seguradora do quadro para investigar o roubo. Os dois obviamente acabam se apaixonando e torrando a paciência do espectador, não necessariamente nessa ordem.
Agora entre as milhares de atrizes em Hollywood, porque diabos escolheram a Rene "Raimunda" Russo para o papel principal deste filme? A Sharon Stone não estava disponível? Ou mesmo quem sabe uma das musas do Cine Privé Band, tipo: Shannon Whirry, Lisa Boyle e Shauna O´Brien? Qualquer uma dessas atrizes poderia dar um pouco mais de substância e conteúdo para o papel de Mrs. Russo.
Enfim para variar um pouco, o subtítulo nacional não condiz com o filme. O ideal talvez fosse: Crown O Grande Babaca...
(Thomas Crown Affair, EUA, 1999 ) Direção: John McTiernan. Elenco: Pierce Brosnan Rene Russo, Denis Leary. 113 min.