Con Air

conair.jpg (7808 bytes)

Depois da primeira meia hora desse filme é bem possível que se fique com a impressão que a maioria o elenco está atuando sob efeito de hipnose. Pois ninguém no total controle total de suas faculdades mentais iria se prestar a tamanho vexame. A atitude topa tudo por dinheiro do elenco, garante ao filme alguns dos momentos mais constrangedores da história recente do cinema. A idéia geral do pessoal parece ser: contanto que se receba o cheque de pagamento no final do filme deixa rolar...

A história? Trata-se de um verdadeiro prodígio. Vamos dizer o seguinte: se você tiver que transferir alguns dos criminosos mais perigosos do país, para uma nova penitenciária de segurança máxima. Você não vai colocar todos no mesmo avião. Isso não parece muito inteligente. Obviamente os bandidos seqüestram o avião e daí para frente nem adianta dizer o que acontece, pois ninguém acreditaria.

Nicholas Cage está no auge de sua canastrice, no seu papel de ex-militar caipira que foi para cadeia por matar um homem em defesa própria. Com um sotaque insuportável, fazendo muxoxo a toda hora e se comunicando através de monossílabos. A maior frase que o ator consegue articular é "Put the bunny back in the box". E com muita dificuldade, diga-se de passagem.

Con Air consegue derrotar Independence Day e Armageddon juntos em matéria de babaquice. O que convenhamos é um feito notável.

Saulo Gomes

P.S.: Abrir uma algema com um alfinete é coisa que nem o Mac Gayver consegue!

( Con Air, EUA, 1997). Direção: Simon West. Elenco: Nicolas Cage, John Cusack, John Malkovich, Steve Buscemi, Ving Rhames.115 min.

Voltar