Cold Mountain

Cold Moutain é um filme tão ruim que o pessoal sequer se deu o trabalho de traduzir o título. Uma pena. Até por que ele poderia receber o nome de Montanha Gelada, o que já deixaria a piada pronta. Ou seja, se a montanha é gelada o que dirá o filme.

O roteiro de Cold Mountain segue os caminhos três pessoas, que tiveram suas vidas afetadas pela guerra de Secessão. Primeiro, há o soldado confederado Inman (Jude Law) que, ferido em batalha, decide voltar para casa. Ele larga o combate no meio para reencontrar a mulher que ama. Só que para fazer isso terá de atravessar sozinho o país inteiro.

Sua amada Ada (Nicole Kidman) antigamente tinha direito sobrando. Agora é obrigada a trabalhar e sobreviver sozinha em uma época difícil. Como ela nasceu para ser madame, é salva da penúria e da mendicância devido a chegada providencial de uma jovem errante chamada Ruby (Renee Zellweger).

Então, Inman encontra amigos inesperados e inimigos perigosos ao longo do percurso de volta. Enquanto isso, Ada descobre que sabe trabalhar e pegar no batente. Já Ruby faz o papel de homem (epa!) enquanto Inman não volta. E, acredite quem quiser, este dramalhão patético e repetitivo se arrasta por mais de duas horas e meia.

Sem qualquer explicação lógica, Renee Zellweger levou o Oscar de atriz coadjuvante por Cold Mountain. O diretor Anthony Minghella é o mesmo de O Paciente Inglês. Ou seja, só retire esse filme se você sofre de insônia...

Paulo Pinheiro

(Cold Mountain, EUA, 2003), Direção: Anthony Minghella, Elenco: Jude Law, Nicole Kidman, Renée Zellweger, Donald Sutherland, Ray Winstone, Brendan Gleeson, Philip S. Hoffman, Natalie Portman, Kathy Baker, James Gammon, Giovanni Ribisi, Eileen Atkins, Charlie Hunnam, Jena Malone, Ethan Suplee, Duração: 155 min

Voltar