Chocolate

chocolate1.jpg (4828 bytes) chocolate2.jpg (5550 bytes) chocolate3.jpg (4998 bytes)

Chocolate, como se pode perceber é um filme açucarado. Alías, tão doce que seria capaz de matar um diabético. Inclusive em alguns cinemas, antes de começar a sessão, uma famosa marca de chocolate avisava que estava patrocinando o filme no Brasil. O diretor Lasse Hallstrom fez o que pode para salvar uma história chinfrim e sem a menor criatividade, mas acabou realizando o maior comercial de chocolate de todos os tempos.

O filme narra a história de uma viajante Vianne Rocher ( Juliette Binoche) e sua filha Anouk (Victoire Thivisol) que chegam em um pequeno e conservador vilarejo. Vianne resolve montar uma chocolateria no local. Só que é época de quaresma e os fiéis precisam fazer jejum. Isto não parecer ser a melhor oportunidade de fazer negócios. Tino comercial: nota zero.

Claro que Vianne vai vencer e modificar todos os hábitos da pequena cidade. Aumentando em muito o índice de cáries e diabetes. Mas como só isso não garante nenhuma indicação ao Oscar, Chocolate ainda conta com Armande (Judi Dench) uma velha desbocada cheia de idéias revolucionárias que está proibida de ver seu neto. Sua própria filha Caroline (Carrie-Anne Moss) acha que ela seria uma seria uma influência nefasta.

Bom, nada que um chocolate quente não resolva. Aliás, para reforçar ainda mais o aspecto de comercial, o roteiro consegue encaixar propriedades afrodisíacas no chocolate vendido por Vianne. Coisa de levantar defunto. Com tanta confusão acontecendo na cidade o Conde de Reynaud (Alfred Molina) resolve dar um basta na situação, condenando o chocolate ao ostracismo. Ou seja, o tipo de idéia inútil que não vai dar certo.

Para terminar de vez com as esperanças de um pouco de inteligência na trama, o cigano Roux (Johnny Depp) surge para conquistar o coração de Vianne. Deprimente. Diga-se de passagem, Juliette Binoche tem um desempenho medíocre. É, com certeza, a pior atuação do filme. Ou seja, perder um Oscar de melhor atriz para Julia Roberts é o tipo de coisa que põe fim a uma carreira...

J. Tavares

(Chocolat, EUA, 2001) Direção: Lasse Hallstrom, Elenco: Juliette Binoche, Lena Olin, Johnny Depp, Judi Dench, Alfred Molina, Carrie-Anne Moss, Victoire Thivisol, John Wood. Duração: 110 min.

Voltar