Chá Com Mussolini
Nunca, mas nunca perturbe o chá de um grupo de velhas senhoras. Isto para elas é como se fosse um sacrossanto direito. As conseqüências, portanto, podem ser terríveis. O cinema que o diga. Afinal, Chá Com Mussolini é uma tentativa de transformar pessoas de idade, que já deveriam estar agradavelmente acomodadas em asilos, em pseudo-rambos que podem até mesmo patrolar o exército facista.
Luca Innocenti (Baird Wallace) não chegou a conhecer o pai. Filho de uma mãe solteira foi adotado por uma boa e idosa senhora que trabalha como secretaria do prefeito de Florença. A Segunda Guerra está prestes a começar mas um grupo de velhinhas não está muito preocupado com isso., Todas querem tomar o seu chá das cinco e transformar Luca em um verdadeiro cavalheiro britânico. Como se pode perceber não havia muito o que fazer em Florença.
Arabella (Judi Dench), Mary (Joan Plowright) e Hester (Maggie Smith) são chamadas de "scorpioni" por causa de sua tendência a falar venenosamente sobre tudo e todos. Para completar o grupo surge uma colecionadora de arte americana Elsa (Cher), por quem Luca se apaixona, e uma arqueóloga Georgie (Lily Tomlin). Claro que com a chegada da guerra o grupo de corajosas velhinhas se recusa a sair de Florença e acabam presas.
Chá Com Mussolini mostra a luta das senhoras para manter a integridade sob o brutal domínio dos facistas. Mas basta ver 15 minutos de diálogo para perceber que quem está sofrendo são os guardas da prisão por terem de agüentar um grupo tão ranzinza. O filme dirigido por Franco Zeffirelli é extremamente recomendado para o pessoal que usa dentadura e fralda geriátrica ou para quem já está na base do leite morno com bolachinha maria.
(Tea With Mussolini, ITA, 1999), Direção: Franco Zeffirelli, Elenco: Cher, Judi Dench, Joan Plowright, Maggie Smith, Lily Tomlin, Baird Wallace, Massimo Ghini, Paolo Seganti, Paul Chequer, Duração: 116 min