O Diário de Bridget Jones

bridget1.jpg (7446 bytes) bridget2.jpg (5783 bytes) bridget3.jpg (6701 bytes)

Todas as mulheres frustadas do mundo adoram ler Bridget Jones. Como a quantidade de gente recalcada, principalmente as solteiras, no sexo feminino não é pouca, nada mais natural que levar o best-seller da escritora Helen Fielding ao cinema. Como sói acontecer nestes casos, o texto engraçado e irônico de Fielding é transformado em mais uma comédia romântica absolutamente banal.

Bridget Jones (Renee Zellweger) está solteira e à beira de um ataque de nervos. Sua família é um pé-no-saco. Seus relacionamentos são um fracasso. Depois de comemorar o seu 32º aniversário, decide dar a volta por cima escrevendo um diário e mudando de vida . É hora de achar o par ideal, a sua metade da laranja. As qualidades que o pretendente precisa ter são simples: basta não ser alcoólatra, não ser viciado em trabalho, muito menos megalomaníaco, ter problemas emocionais ou ser um pervertido. Só isto já elimina 98% da população masculina do mundo. O restante, é claro, são homossexuais.

Mesmo com esta forte tendência a morrer encalhada, Bridget resolve ir a luta. E como Deus é pai e não é padastro acaba conseguindo, sabe-se lá como, atrair a atenção de dois homens. Daniel Cleaver (Hugh Grant) é o tradicional canalha, um sujeito ardiloso, espertalhão, capaz de tudo para seduzir as mulheres. Mark Darcy (Colin Firth) faz o gênero mais recatado, obediente aos valores tradicionais.

Não é preciso ser um gênio para perceber que na vida real o cafajeste levaria a melhor. Como se trata de cinema tudo é adocicado para terminar em um final feliz. Renee Zellweger teve de engordar vários quilos para fazer o papel. Disse que jamais vai fazer este sacrifício de novo. Porém, O Diário de Bridget Jones foi um tremendo sucesso de bilheteria, o que significa que ela deve repetir o seu charme de butijão muito em breve.

J. Tavares

(Bridget Jones's Diary, EUA, 2001), Direção: Sharon Maguire, Elenco: Renee Zellweger, Colin Firth, Hugh Grant, Jim Broadbent, Gemma Jones, Sally Phillips, Shirley Henderson, James Callis, Embeth Davidtz, Duração: 122 min.

Voltar