Amor ou Amizade
Como diria o Sílvio Santos.... Ah-ah-ah! Ih-ih-ih!Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiê! Mas minhas colegas de trabalho é Amor ou Amizade? Pois é.... Triste é a vida de um tradutor que tem de utilizar um nome desses para chamar a atenção para mais uma comédia romântica insossa e insípida.
Amor ou Amizade (no original Boys and Girls, garotos e garotas, para quem ainda não conhece o inglês ou vive escutando rap music, o que dá na mesma) é mais um veículo para o galã da segunda divisão Freddie Prinze Jr. Inclusive, ele repete o mesmo papel de um rapaz tímido e estudioso rejeitado na faculdade, local onde, segundo Hollywood, os adolescentes vão para fornicar de todas as maneiras possíveis e imagináveis. A bela e carismática Claire Forlani(mais conhecida porb ser a namoradinha da morte em Encontro Marcado) é a outra metade da laranja.
Todo o filme reside na idéia de que uma noite de sexo entre amigos (homem e mulher, pô!) mudaria tudo. Ora, como não existe amizade entre homens e mulheres a pergunta não tem o menor fundamento juntamente com todo o resto de Amor ou Amizade. Freddie Prinze Jr é Ryan um patético universitário loser que conhece uma antiga amiga de infância Jennifer (Claire Forlani). Como sói acontecer na maioria dos roteiros ele se apaixona e a mocinha que, na vida real se atiraria no braços do primeiro surfista de miami, acaba correspondendo.
Os coadjuvantes engraçadinhos também estão lá. Hunter (Jason Biggs) é um mentiroso convicto que inventa histórias para conseguir mulheres e Amy (Amanda Detmer) é a companheira de quarto e lambedora de carpete de Jennifer. Para criar um pouco de polêmica há um beijo entre as duas, mas nada que possa assustar a conservadora juventude americana.
No fim das contas Amor ou Amizade vai para o limbo das comédias românticas que não deslancharam. O casal principal não amadurece durante a história e Freddie Prinze Jr. depois de 15 filmes ainda não saiu da faculdade. De qualquer maneira vale a pena esperar os créditos finais. A cena do sonho de Hunter com as modelos da Victory Street é a única coisa engraçada de todo o filme.
(Boys and Girls, EUA/2000), Direção: Robert Iscove, Elenco: Freddie Prinze Jr., Claire Forlani, Amanda Detmer, Jason Biggs, Heather Donahue, Duração: 94 min.