Blue Valentine (Namorados Para Sempre)
O incauto Zeronauta já deve ter percebido que o título nacional de um filme só é relevante em função da piada. E Blue Valentine não é exceção. Namorados Para Sempre??? Sério? Esse pessoal ao menos assistiu ao mesmo filme?
Agora, vamos imaginar que houve uma reunião entre distribuidores, tradutores e o pessoal envolvido na produção da arte dos cartazes para esse filme e depois de uma análise profunda decidiram que esse seria um bom título. A pergunta que não quer calar é: o quê foi servido nessa reunião?
Para começar os personagens principais do filme, Dean (Ryan Gosling) e Cindy (Michelle Williams) são casados, o que já descarta de cara essa história de namorados, e possuem uma filha, que pode ou não ser de outro homem. Convenhamos essa não é a premissa para um casamento feliz, muito menos para alguém se imaginar “namorados para sempre”.
A narrativa não linear mescla passado e presente e conta a história de como Dean e Cindy se conheceram e como estavam fadados ao fracasso. Não é exatamente uma surpresa, mas não há final feliz para “os namorados para sempre”...
O pior é que talvez o errôneo título nacional até possa levar alguém a acreditar que esse filme seja uma comédia romântica. Mas sério, não cometa esse erro. Na verdade evite assistir Blue Valentine com sua namorada. A não ser que você decididamente queira discutir a relação. Depois, não diga que nós não avisamos....
P.S.: Michelle Williams não levou o Oscar de melhor atriz... Mas pelo menos suas cenas de sexo não são ‘alucinações’...
(Blue Valentine, EUA, 2010) Direção: Derek Cianfrance. Elenco: Ryan Gosling, Michelle Williams, Faith Wladyka, John Doman, Mike Vogel, Marshall Johnson, Jen Jones, Carey Westbrook. Duração: 112 min.