Cisne Negro (Black Swan)
Esse é um filme sobre balé, ponto. Poderíamos parar por aqui, pois não existe realmente nada que justifique assistir um filme sobre balé. Exceto, talvez, uma cena de sexo entre Natalie Portman e Mila Kunis...
OK, então existe realmente uma razão para ver esse filme. Mas vamos deixar bem claro, que a supra-citada cena é quase pudica e idílica dentro dos padrões atuais de sacanagem e pode ser ou não fruto de uma “alucinação”.
O filme acompanha a história de Nina Sayers (Natalie Portman) uma bailarina inexperiente, que é escolhida para interpretar uma nova montagem de “Cisne Negro”, que supostamente deve ter alguma relevância para quem entende do assunto. E acredite não é que nosso Google não esteja funcionando, nós simplesmente não nos importamos o suficiente para pesquisar sobre o assunto.
O busílis é que Nina tem problemas, convenhamos todas bailarinas tem, mas Nina, em especial, tem macaquinhos dançantes no sótão. Assim a narrativa mistura alucinações com longas cenas de ensaio do balé, que realmente vão redefinir o seu conceito de tédio.
E se engana quem acredita que a busca pela perfeição é o que leva a Nina à loucura. O filme deixa bem claro que ela já tinha problemas antes mesmo de ser escolhida para o papel do tal “Cisne Negro”.
Dirigido por Darren Aronofsky, o mesmo de “O Lutador” (The Wrestler, 2008), Black Swan é essencialmente um filme de arte europeu. Não por acaso lembra vagamente os filmes do diretor Carlos Saura. O que já é um alerta para se manter distante.
Apesar de toda babação de ovo da crítica para a interpretação de Natalie Portman— convenhamos quem trabalhou com George Lucas e teve que conviver com fãs de Star Wars deve ter acumulado alguma experiência para interpretar alguém com problemas mentais— mas a grande surpresa do filme é Mila Kunis, que surpreende no papel Lily, espécie de antagonista da personagem de Portman.
P:S.: Winona Ryder faz uma pequena ponta no papel de uma bailarina decadente que é substituída por Natalie Portman. A parte decadente até lhe cai bem, já imaginá-la, no atual estado, como bailarina, necessita um esforço maior de imaginação...
(Black Swan, USA, 2010) Direção: Darren Aronofsky. Elenco: Natalie Portman, Mila Kunis, Vincent Cassel, Barbara Hershey, Winona Ryder. Duração: 108 min.