O Beijo do Dragão

O roteiro desse filme foi escrito por Luc Besson (O Quinto Elemento) baseado numa idéia do próprio Jet Li. Somente uma dupla de mentes privilegiadas(sic) como essas poderiam se sair com uma bobagem tão grande como Beijo do Dragão. Liu Jiuan (Jet Li) é um policial de Hong Kong chamado à Paris para ajudar na investigação de um chefão do crime chinês em visita à cidade.

O figurão é morto pela banda podre da polícia francesa, representada pelo chefe Jean-Pierre Richard (Tchéky Karyo), que resolve botar toda a culpa em Liu Jiuan. Esperto não? O problema dessa história é: porque diabos o pessoal da banda podre da policia francesa escolheria o melhor policial da força de Hong Kong para bode expiatório? não haveria ninguém menos qualificado para o papel de pato?

Para piorar as coisas temos uma prostituta americana perdida em Paris chamada Jessica (Bridget Fonda) que por acaso estava na cena do crime e trabalha para o chefe de polícia francês. Sim, Jean-Pierre além de chefe de polícia é o patrão do meretrício local. O cara é um verdadeiro prodígio. Jessica serve apenas para incluir alguns momentos pedantes na história que rapidamente se transforma noutro daqueles filmes de duplas improváveis que assola o cinema.

No final das contas descontado o roteiro previsível e o festival de clichês espalhados pela película restam apenas algumas cenas de ação razoáveis, mas que estão abaixo do pior Jackie Chan. Se é que isso é possível.

Saulo Gomes

(Kiss of the Dragon, EUA/FRA, 2001), Direção: Chris Nahon, Elenco: Jet Li, Bridget Fonda, Tchéky Karyo, Laurence Ashley, Burt Kwouk, Cyril Raffaelli, Didier Azoulay, John Forgeham, Max Ryan, Duração 97 min.

Voltar