Batman 2022

Batman 2022 Batman 2022 Batman 2022 Batman 2022 Batman 2022 Batman 2022 Batman 2022

Depois de tantas versões no cinema seria possível reinventar um personagem tão conhecido como o Batman? O diretor americano Matt Reeves aceitou o desafio e conseguiu esse feito de forma inesperada. Pela primeira vez na tela grande, surge o Batman incompetente, inepto, inábil, desqualificado, desajeitado e ineficiente. Bom, não dá para negar que esse é mesmo um cruzado embuçado muito diferente.

A ZeroZen já disse, mas vale repetir: Batman é o personagem mais incoerente que existe. Não dá para acreditar que um sujeito rico vai sair de noite vestido de morcego para defender os pobres. Mas o diretor Matt Reeves resolveu fazer um filme noir, uma história de investigação. Nos quadrinhos, Batman é conhecido como o maior detetive do mundo. No filme ele é basicamente um policial dos Simpsons.

Aliás, uma das surpresas do filme é Robert Pattinson. Ele convence no papel de um sujeito inapto, que se veste de morcego. Como a trama se passa no segundo ano de atividade do vigilante, tudo faz sentido. É alguém que ainda não dominou como fazer o seu trabalho. Inclusive, isso resume a carreira de ator de Pattinson. Um sujeito que tem mais sorte do que juízo e todo mundo se pergunta como ele ainda está na ativa.

A trama começa com o assassinato de um candidato a prefeito em uma chuvosa noite de Halloween. Batman (Robert Pattinson) vai investigar o crime com ajuda de Jim Gordon (Jeffrey Wright), que ainda não se tornou comissário. A polícia não apoia o herói, apenas tolera a sua presença com alguma relutância.

O culpado pelo assassinato foi o Charada (Paul Dano). Aqui ele é um serial killer sádico com uma motivação muito peculiar para cometer seus crimes. Uma série de pessoas influentes da cidade começa a ser morta revelando uma enorme rede de corrupção que, ora vejam só, o maior detetive do mundo não tinha a menor ideia que existia. Santa inocência, Batman!

Como sempre o Charada deixa enigmas endereçados ao Batman. A partir daí, a incompetência toma conta. Durante a investigação, o cruzado embuçado tem sua atenção atraída por Selina Kyle (Zoë Kravitz). A Mulher-Gato tem contas a resolver com Carmine Falcone (John Turturro) e seu subordinado, o Pinguim (Colin Farrell). Então a dupla faz uma aliança para combater o crime.

Diga-se de passagem, o Batman diz que prefere trabalhar sozinho, mas um dos enigmas do Charada é resolvido pelo mordomo Alfred (Andy Serkis). Aliás, o Charada é muito mais inteligente. Tanto que consegue completar tudo que tinha planejado. Antes o Batman detonava Gotham tentando prender os criminosos. Agora, ele destrói a cidade por pura burrice!

As lutas são interessantes. Fica evidente que com o físico de Robert Pattinson, o herói só consegue vencer na trapaça com a ajuda de uma armadura. No geral, o Batman apanha bastante e sequer sabe voar direito de planador! Enfim, são muito poucas cenas de ação em um filme de quase três horas.

De fato, The Batman tem uma duração exagerada para dar conta do excesso de personagens. Também se leva a sério demais. É muita pretensão para pouca substância. Mas ao criar um Batman parvo, palerma, abobalhado, abestalhado, abobado criou uma identificação muito forte com seus fãs. Aliás, com essas qualidades ele se elege fácil presidente do Brasil. É só querer...

J. Tavares

(The Batman, EUA, 2022) Direção: Matt Reeves, Roteiro Matt Reeves, Peter Craig, Elenco: Robert Pattinson, Zoë Kravitz, Paul Dano, Colin Farrell, Jeffrey Wright, Andy Serkis, Peter Sarsgaard, Jayme Lawson, Duração: 177 min.

Voltar