Bandidas

Bandidas Bandidas Bandidas Bandidas

Na única cena relevante de Bandidas o mocinho Quentin Cooke (Steve Zahn) está amarrado a uma cama. Há uma discussão entre as bandidas Sara Sandoval (Salma Hayek) e Maria Alvarez (Penélope Cruz) sobre quem beija melhor (ou qualquer coisa no gênero). Então, elas se aproveitam do indefeso herói. Depois disso só resta uma pergunta: quanto foi que o Steve Zahn pagou para participar do filme?

Porém, apesar da presença de Penélope Cruz e Salma Hayek, Bandidas é muito ruim, aliás é absurdamente ruim. De fato, pode ser considerado uma ofensa à inteligência do espectador que dura excruciantes 93 minutos. Não consegue nem mesmo valorizar o enorme, imenso, incomensurável carisma de ambas atrizes.

A trama - se é que existe alguma - começa no México em 1880. Sara Sandoval (Salma Hayek) é a bela filha de um rico banqueiro. Ela volta à terra natal depois de estudar na Europa. Vivendo longe da realidade mexicana, ela não sabe pelos problemas que seu país tem passado. Maria Alvarez (Penélope Cruz) é uma camponesa.

Depois que suas famílias são assassinadas, o destino acabar por unir a dupla. Ambas então decidem, na falta de coisa melhor para fazer, se tornarem as mais perigosas assaltantes de banco do país. A idéia é redistribuir o dinheiro roubado aos pobres – com a ajuda de um padre.

Como não sabem sequer atirar direito, são treinadas por um fora-da-lei aposentado Bill Buck (Sam Shepard, completamente perdido) para aprender como se rouba um banco. Depois de muita discussão e cenas completamente inúteis, Sara e Maria finalmente entendem como se trabalha em dupla.

Porém tudo muda com a chegada de um inspetor de polícia idealista Quentin Cooke (Steve Zahn). Além disso, Sara e Maria ainda precisam se preocupar em combater Tyler Jackson (Dwight Yoakam), o representante do Banco de Nova York que está tentando tomar ilegalmente as terras da população local.

Bandidas é um daqueles filmes que faz qualquer pessoa perder a fé na humanidade. A única coisa que Penélope Cruz e Salma Hayek conseguem roubar é o tempo e a paciência do espectador.

J. Tavares

(Bandidas, EUA/FRA/MEX, 2006), Direção: Joachim Roenning e Espen Sandberg, Roteiro: Luc Besson e Robert Mark Kamen, Elenco: Penélope Cruz, Salma Hayek, Steve Zahn, Dwight Yoakam, Denis Arndt, Audra Blaser, Sam Shepard, Ismael Carlo, Gary Cervantes, Humberto Elizondo, Duração: 93 min.

Voltar