Vício Frenético
Alguém se lembra de Vício Frenético(1992), dirigido por Abel Ferrara? O diretor certamente não. O filme acompanhava as desventuras de um tenente da polícia de Nova York, vivido por Harvey Keitel, viciado em drogas e jogo. O que era uma alegoria para o próprio ‘vício frenético’ do diretor, notório consumidor de substâncias ilegais.
“Bad Lieutenant” é em tese uma refilmagem, que mantém o fiapo de história original, mas faz algumas modificações importantes: Nova York por New Orleans, pós Katrina, Abel Ferrara por Werner Werzorg!!! Harvey Keitel por Nicholas Cage e temos Vício Frenético 2009 - A nova geração.
A direção alienígena de Herzog, dá a impressão que esse é um filme de turista, de alguém que queria um pretexto para ir à New Orleans. Vale lembrar que o diretor já tinha feito algo parecido em Fitzcarado (1982). Ao menos Abel Ferrara conhecia o vicio e suas conseqüências muito bem...
O tom mais contemplativo tenta amenizar a barra pesado do filme original, com direito, inclusive, a final feliz. Sim! tudo dá certo para o policial viciado em drogas. Não falta até mesmo uma justificativa “politicamente correta” para o vício de drogas do personagem de Nicholas Cage, que como todo ator de Hollywood interpreta um cocainômano com esmero e conhecimento de causa. Diga-se de passagem, justificação muito parecida com aquela usada pelo seriado House. Até a droga prescrita é a mesma droga.
Tipo, o pessoal que produz Vicodin deve estar feliz da vida com a propaganda gratuita. Mas convenhamos a idéia de usar crack para amenizar dores nas costas, não faz o menor sentido...
P.S.: Esse é um raro caso de refilmagem que recebeu o mesmo título em português duas vezes. Talvez, porque ninguém se lembre do primeiro.
(Bad Lieutenant: Port of Call New Orleans, EUA, 2009) Direção:Werner Herzog. Elenco: Nicolas Cage, Val Kilmer, Eva Mendes, Jennifer Coolidge, Fairuza Balk, Brad Dourif, Michael Shannon, Shawn Hatosy. Duração: 122 min.