O Aviador

O Aviador O Aviador O Aviador O Aviador

O Aviador é um filme covarde e equivocado. A idéia era contar a vida do excêntrico milionário norte-americano Howard Hughes. O roteiro é baseado no livro de mesmo nome escrito por Charles Higham, porém ignora todos os aspectos negativos da vida de Hughes. Para piorar, termina de modo abrupto deixando muitas questões sem resposta.

O filme poderia ter pelo menos a dignidade explicar que Howard Hughes (Leonardo DiCaprio) ficou milionário já aos 18 anos, devido à herança de seu pai. O progenitor era um inventor texano, que criou uma revolucionária broca para extrair petróleo. Ou seja, Hughes sequer teve de fazer algum esforço para ficar rico.

Com tanto dinheiro, ele se mudou para Los Angeles, onde passou a investir na indústria do cinema. Hughes ajudou a carreira de vários astros, como Jean Harlow (Gwen Stefani) e se envolveu com as atrizes Katharine Hepburn (Cate Blanchett) e Ava Gardner (Kate Beckinsale).

Bem, o filme resolve ignorar o fato de que Howard Hughes era bissexual. Seu caso mais famoso era Cary Grant (o livro não esconde essas informações). Aliás, com tanto dinheiro Hughes decidamente comeu meia Hollywood. Ou melhor, devido às suas preferências sexuais, Hollywood inteira! A verdade é que, apesar de sua monumental incompetência cinematográfica, ainda conseguiu produzir alguns filmes de sucesso como Hell's Angels, Scarface e Duelo ao Sol.

Além da vida no mundo do cinema, Howard Hughes se tornou um pioneiro na aviação ao realizar uma volta ao mundo em tempo recorde. Graças a isso, ele se tornou um legítimo herói norte-americano. O interessante é que Hughes fez uso de sua fama para nunca mais pagar impostos. Além de roubar descaradamente governo com a assinatura de contratos vantajosos ao extremo para suas empresas.

O fato é que a grande maioria dos projetos em que ele se metia como, por exemplo, a construção de novos aviões, resultaram em fracassos gigantescos. Hughes atrapalhava muito mais do que ajudava. Mesmo assim como tinha muito dinheiro ninguém se atrevia a contestar sua incompetência.

O diretor Martin Scorcese parece estar mais preocupado em ganhar um Oscar do que contar uma história. Infelizmente, a verdadeira personalidade de Howard Hughes é simplesmente ignorada. Ele era simplesmente um sujeito rico, mimado, arrogante e prepotente, além, claro, de excêntrico, o eufemismo dado as pessoas que possuem dinheiro e são completamente malucas.

J. Tavares

(The Aviator, EUA, 2004), Direção: Martin Scorsese, Elenco: Leonardo DiCaprio, Cate Blanchett, Kate Beckinsale, John C. Reilly, Alec Baldwin, Alan Alda, Ian Holm, Danny Huston, Gwen Stefani, Jude Law, Adam Scott, Matt Ross, Kelli Garner, Frances Conroy, Brent Spiner, Duração: 170 min.

Voltar