Atrás das Linhas Inimigas
Quanto será que o o exército americano investe no cinema americano? Depois de contabilizar um fracasso atrás do outro, os militares devem contribuir para filmes como Atrás das Linhas Inimigas. Nada como uma patriotada estúpida e sem sentido para levantar a moral da tropa. Se não é possível vencer nenhuma guerra no mundo real, o melhor a fazer é investir na ficção.
A trama de Atrás das Linhas Inimigas começa quando o tenente Chris Burnett (Owen Wilson), um aviador naval frustrado, resolve sair do seu plano de vôo. Burnett, um soldado irresponsável e mal-preparado, contesta a toda hora os seus líderes e sente falta de missões de combate. Está cansado de sair voando apenas para tirar fotos. Chega de torrar o dinheiro do contribuinte. O tédio é tanto que ele resolve pedir para sair da marinha. O almirante Reigart (Gene Hackman) um oficial linha dura está decidido a atender o pedido do tenente.
Então Burnett parte em sua última missão com seu companheiro Stackhouse (Gabriel Macht). Ambos resolvem sair da rota traçada e invadir uma área proibida para as forças da OTAN. Eles acabam fotografando algo que não deveriam ver e começa a confusão. O avião é abatido por terroristas sérvios, croatas, macedônios, ou qualquer coisa que o valha. Stackhouse é assassinado pela guerrilha e Burnett é obrigado a se virar atrás das linhas inimigas para sobreviver.
O filme rapidamente afunda de maneira absurda e inconcebível. Owen Wilson (canastrão total) realiza proezas que fariam Rambo corar de vergonha. No porta-aviões, o veterano almirante Reigart começa a derrubar uma regra atrás da outra. Tudo para resgatar o seu soldado. Não importa, inclusive, se tiver de acabar com todo o processo de paz na região! Para piorar as coisas, o diretor John Moore acha que o máximo de modernidade visual é um travelling de 180 graus. Atrás das Linhas Inimigas é um daqueles filmes que devem ser mostrados a terroristas antes de um ataque suicida. Se é para ficar com raiva dos EUA nada melhor do que assistir a uma bomba como essa...
(Behind Enemy Lines, EUA, 2001), Direção: John Moore, Elenco: Owen Wilson, Gene Hackman, Joaquim De Almeida, David Keith, Olek Krupa, Gabriel Macht, Charles Malik Whitfield, Vladimir Mashkov, Duração: 106 min