Astérix & Obélix Contra César
Astérix & Obélix Contra César é um filme que tem tudo a ver com o Rio Grande do Sul. Afinal, a idéia de uma pequena aldeia gaulesa resistente a tudo e a todos faz sentido. Um Estado que se orgulha e faz questão de dizer a todos que é diferente. Um povo que sente prazer em ser do contra.
Mesmo assim, nem mesmo o gaúcho mais ferrenho vai conseguir achar alguma graça na versão para o cinema dos personagens de René Goscinny e Albert Uderzo. Tudo é conduzido de maneira frouxa e irregular. Os diálogos são fracos e sem consistência. E para piorar as coisas o roteiro parece obra de Juscelino Kubischetk, ou seja, quer contar 50 anos em cinco minutos.
Agora, verdade seja dita: os atores foram corretamente escolhidos. Como o filme é francês, o Gérard Depardieu está no elenco. Gordo que nem um boto, ele faz um perfeito Obélix. Talvez a melhor coisa do espetáculo depois da pneumática e estonteante Laetita Casta.
Enfim, em Astérix & Obélix Contra César não há muitas novidades. O imperador Julio César descobre que existe uma aldeia gaulesa que se recusa a fazer parte do glorioso Império Romano. Ele tenta então conquistar o local, os habitantes bebem a poção mágica preparada pelo druida Panoramix. E em poucos segundos ficam invencíveis e botam os gringos para correr.
Claro que há um traidor de Julio César interpretado por Roberto "a vida é bela" Benigni que deveria ser um elemento cômico do filme. Mas, decididamente, o humor francês não tem graça nenhuma. O melhor então é tirar o pó da sua coleção de Asterix e Obelix e, por tutatis, matar as saudades do tempo em que ainda existiam quadrinhos para todas as idades.
(Astérix & Obélix Contre César, Fra/Ale/Ita, 1999) Direção: Claude Zidi, Elenco: Gérard Depardieu, Roberto Benigni, Christian Clavier Laetita Casta, Duração: 110 min.