Um Plano Simples
O que você faria se achasse 4 milhões de dólares? Ficaria com a grana ou entregaria para polícia? O incauto leitor deve estar pensando se esse não é o enredo de algum episódio do extinto "Você decide". Mas na verdade, esse é o mote inicial de "Um Plano simples". Filme que parece comprovar a teoria de que não existe vida inteligente naqueles recantos isolados do interior dos Estados Unidos.
Hank Micthell(Bill Paxton) e seu irmão menos esperto Jacob(Billy Bob Thornton) e o melhor amigo deste Lou(Brent Briscoe), descobrem por acaso um avião, encoberto pela neve, com 4 milhões de dólares dentro. Dinheiro proveniente do resgate de um seqüestro. Inicialmente Hank é contra a idéia deles ficarem com o dinheiro, mas as verdinhas logo falam mais alto. Então o trio combina guardar o dinheiro e esperar o degelo da primavera para que o avião seja revelado. Isso não faz muito sentido, mas o pessoal de Minnesota é mesmo meio devagar. É basicamente um plano bastante simples, mas que se revelará não muito esperto. Logo os protagonistas estarão se matando uns aos outros pelo dinheiro, motivados pela cobiça e ganância.
O filme é um pouco lento demais, talvez para acompanhar o raciocínio lerdo dos personagens. Em certos momentos lembra um pouco Fargo dos irmãos Coen e O Tesouro de Sierra Madre, clássico de John Huston, sem é claro a mesma qualidade. Um Plano Simples chegou a receber duas indicações ao Oscar, melhor ator coadjuvante (Billy Bob Thornton) e melhor roteiro, mas merecidamente não levou nenhum.
(A Simple Plan, EUA, 1998) Direção: Sam Raimi. Elenco: Bill Paxton, Billy Bob Thornton, Brent Briscoe, Bridget Fonda, Chelcie Ross. 121 min.