A Queda - As Últimas Horas de Hitler

É preciso ter muita força de vontade para simpatizar com um filme que tenta encontrar o lado humano de Adolf Hitler. A Queda tenta fazer do maior genocida da humanidade um personagem amargurado, triste, decadente, mas perigosamente simpático. É o tipo de idéia que não vale a pena ser filmada.

A trama começa em novembro de 1942. Um grupo de jovens mulheres é escoltado por oficiais das SS, até a Toca do Lobo, o QG de Hitler na Prússia Oriental. São candidatas ao cargo de secretária pessoal do Führer. Entre elas, está Traudl Junge (Alexandra M. Lara), uma jovem de Munique, de 22 anos. Ela é escolhida para o trabalho, e a idéia de servir ao Führer pessoalmente a deixa radiante.

Em abril de 1945, os russos tomam Berlim. O fim da Segunda Guerra Mundial se aproxima. O exército alemão está pânico e prestes a se render. No bunker instalado no subterrâneo da capital - uma caixa de cimento a prova de qualquer bomba - Hitler (Bruno Ganz) e seus principais assessores planejam ações militares para eliminar o inimigo.

Como Hitler gostava unica e exclusivamente de destruir coisas, insiste que os alemães resistam até o útimo homem, mesmo sabendo que a derrota está próxima. No meio de todo o caos, o Führer fica taciturno, cogitabundo e, talvez, à beira da demência. Já Eva Braun (Juliane Köhler), sua namorada e depois esposa mantém a moral em alta dançando e cantando com os oficiais.

Joseph Goebbels (Ulrich Matthes) e sua mulher Magda (Corinna Harfouch) trazem os seis filhos para o bunker na esperança de um milagre. Porém, o trágico destino de todos está selado. O 3º Reich está com as horas contadas. O roteiro de A Queda! As Últimas Horas de Hitler é baseado nos relatos de Traudl Junge, além de livros, entre eles o de Joachim Fest, a maior autoridade mundial em nazismo.

Não há dúvida de que Bruno Ganz consegue fazer a atuação da sua vida. Porém, retratar um monstro como Adolf Hitler como um sujeito simples que talvez tenha tomado algumas decisões equivocadas pelo caminho é algo no mínimo temerário. A Queda não um filme ruim, mas deve agradar mais aos amantes do neozismo do que aos amantes do cinema.

J. Tavares

(The Downfall: Hitler and the End of the Third Reich, ALE/ITA, 2004), Direção: Oliver Hirschbiegel, Elenco: Bruno Ganz, Alexandra M. Lara, Corinna Harfouch, Ulrich Matthes, Juliane Köhler, Heino Ferch, Christian Berkel, Matthias Habich, Thomas Kretschmann, Michael Mendl, André Hennicke, Ulrich Noethen, Birgit Minichmayr, Rolf Kanies, Justus von Dohnanyi, Duração: 150 min.

Voltar