O Mundo de Andy

andy1.jpg (11241 bytes) andy2.jpg (15097 bytes)

O filme dirigido por Milos Forman narra a história do comediante mais sem graça de todos os tempos: Andy Kaufman. Kaufman era doido, pinel, maluco de carteirinha e sério candidato a Napoleão de hospício. Ele inventava personagens, enfrentava mulheres em uma espécie de luta-livre, lia livros de Scott Fitzgerald para a platéia, e, o mais inacreditável, se achava um ótimo humorista.

Bem, a produção do filme deve ter pensado quem é o comediante mais sem graça do cinema atual? Claro, Jim Carrey. E, verdade seja dita, ele está perfeito no papel de um cômico nada cômico. É para não chorar de rir. O Mundo de Andy deveria ter dado o Oscar para Carrey que tem uma atuação muito acima da média. Mas todo mundo sabe que fazer piadas com a bunda em uma cerimônia da academia não é o melhor cartão de visitas que existe.

Andy Kaufman, como tinha centenas de macaquinhos no sótão, tinha uma fixação em enganar a imprensa. Assim, suas brigas com o elenco de Saturday Night Live (do qual acabou expulso por votação popular) não eram reais e sim esquetes humorísticos!! Aliás Kaufman era tão irresponsável que quando anunciou estar doente ninguém acreditou. Muitos até hoje acreditam que a sua morte seja apenas mais uma brincadeira.

De qualquer forma, O Mundo de Andy parece reerguer a carreira de Milos Forman que há muito tempo não fazia nada de relevante. Alguém que consegue fazer o Jim Carrey interpretar merece algum respeito. Assista ao filme se você não gosta de comédia e não tem nenhum senso de humor.

J. Tavares

 (Man on the Moon, EUA, 1999), Direção: Milos Forman, Elenco: Jim Carrey, Danny DeVito, Courtney Love, George Shapiro, Paul Giamatti, Vincent Schiavelli, Duração: 118 min.

Voltar