Amnésia

chocolat1.jpg (4828 bytes) chocolat2.jpg (5550 bytes) chocolat3.jpg (4998 bytes)

Acredite quem quiser: o filme Amnésia é uma fraude. Mais uma vez quase toda a mídia nacional ao analisar o filme dirigido por Christopher Nolan cometeu um pecado capital. Induziram o público a pensar que se tratava de uma obra original, criativa ou revolucionária. Tudo por que Amnésia conta a história de trás para frente. O começo do filme é o seu fim. A cada cena ele retrocede mais um pouco no tempo.

Tudo isto seria muito bonito se o seriado Seinfeld já não tivesse realizado um episódio com o mesmo truque de montagem EM 1997!! Provavelmente foram os 30 minutos mais geniais de todos os sitcoms. O episódio, é claro, ganhou o Emmy, o Oscar da televisão americana. É lógico concluir que se existe algum gênio nesta história é Jerry Seinfeld não Christopher Nolan. O diretor de Amnésia apenas repetiu o truque usado pelo comediante americano com resultados infinitamente inferiores.

Leonard (Guy Pearce) é um homem à procura de vingança. Ele teve sua mulher assassinada e agora luta para descobrir o culpado. O problema é que ele sofre de uma doença rara que o impede de reter as memórias recentes. Assim, depois de 10 minutos, esquece tudo o que descobriu em sua investigação. Para juntar as peças do quebra-cabeça ele tira fotos, faz anotações e tatua informações no seu corpo.

Para piorar as coisas muita gente se aproveita da deficiência de Leonard. Natalie (Carrie-Anne Moss) é uma atendente de bar que tem planos muito suspeitos. Outra pedra no caminho de Leonard é Teddy (Joe Pantoliano) que insiste em dizer que é seu amigo. É claro que para alguém que sofre de amnésia não significa muita coisa. Enquanto a trama se complica o filme dá uma de caranguejo e só anda para trás.

Amnésia, por incrível que pareça, é um filme facilmente esquecível. Não chega nunca a ser genial, apenas demonstra que o diretor costumava assistir ao seriado Seinfeld, o que não deixa de ser um mérito. Como este pessoal de Hollywood não costuma perder tempo vendo sitcoms o filme foi o grande vencedor Sundance Film Festival de 2001.

J. Tavares

(Memento, EUA, 2001) , Direção: Christopher Nolan, Elenco: Guy Pearce, Carrie-Anne Moss, Joe Pantoliano, Mark Boone, Jr, Stephen Tobolowsky, Harriet Sansom Harris, Callum Keith Rennie, Duração: 116 min.

Voltar