American Pie

americanpie1.jpg (16972 bytes) americanpie2.jpg (11468 bytes) americanpie3.jpg (17221 bytes) americanpie4.jpg (16973 bytes)

Um grupo de quatro amigos adolescentes imberbes puros e inocentes fazem um pacto para perder a sua virgindade antes de irem para a faculdade. Pensou no filme Pork`s? Pensou errado. Este é, na verdade, o enredo de American Pie um dos grandes sucessos do cinema americano em 1999.

O filme ficou famoso por uma cena, que aliás dá título ao filme, onde um adolescente se masturba com uma torta! Ora, o filme brasileiro Contos Eróticos de 77 mostrava uma instrutiva cena onde o ator Cláudio Cavalcanti traçava nada mais nada menos do que uma melancia!!!! Quer dizer... depois disso tudo é possível.

O autor dessa façanha culinária, Jim (interpretado por Jason Biggs), pode ser considerado como um comedor de tortas, literalmente falando... Ele é um loser total. As cenas junto com seu pai (vivido por Eugene Levy) que tenta comprender os problemas da adolescência de seu filho e lhe ensinar o que fazer em momentos delicados como esse, quase são engraçadas.

Jason Biggs ainda consegue o prodígio de contracenar na cena mais Pork`s de American Pie, onde ele tenta seduzir uma estudante estrangeira chamada Nadia (a musa Shannon Elizabeth). Como os tempos mudaram, quem faz o striptease é o homem e mais ainda tudo é transmitido pela Internet.

Os outros losers do elenco são o babaca Kevin (Thomas Ian Nicholas) que quer transar mas com carinho e amor (hahahaha) com a sua namorada, Vicky (Tara Reid). O esportista Oz (Chris Klein), que descobre ser um cara sensível após fazer um curso de teatro e se apaixonar por Heather (Mena Suvari). Finalizando lista de losers há Finch (Eddie Kay Thomas), o CDF da turma que resolve apelar para o velho truque de "a propaganda é a alma do negócio".

É claro que todos os losers se dão bem no final, senão não seria cinema. Há uma festa na casa de um tal de Stifler (Seann W. Scott), onde tudo dá (realmente) certo. Se os loser se dão bem o mesmo não pode ser dito de American Pie. Honestamente, o filme ficou perdido no meio do caminho. É uma cruza de Pork`s com as comédias que John Hughes fazia na década de 80. O melhor a fazer é assistir o cine Privê ou ligar para um tele-baranga qualquer.

J. Tavares

(American Pie, EUA, 1999) Direção: Paul Weitz. Elenco: Jason Biggs, Shannon Elizabeth, Alyson Hannigan, Chirs Klein, Natasha Lyonne, Thomas Ian Nicholas. 95 min.

Voltar