Alien - A Ressurreição
No episódio anterior da série Alien, a tenente Ellen Ripley (Sigourney Weaver) terminava morta em um final do tipo Joana D'Arc. Bom, isso significava que não haveria mais continuações? Claro que não. Em Hollywood quem é morto sempre aparece.
Para garantir alguns trocados, a já não tão bela Sigourney, volta a vida recriada em laboratório dois séculos depois. Como em Alien 3 ela estava prenha de um bebê alien, a tenente ficou como um ser híbrido com capacidades das duas raças. Isso, é claro, pode ser um grande problema para os demais tripulantes da nave Auriga.
O comandante da nave Perez (Hedaya) tem a brilhante idéia de clonar os aliens. Para isso recebe a chegada de mercenários, que trazem ovos alienígenas mesclados com células humanas. A partir daí dá para perceber que vai dar tudo errado e os terríveis aliens comedores de humanos vão fazer a festa de novo.
O filme foi dirigido pelo francês Jean-Pierre Jeunet, que tinha feito o razoável Delicatessen. Só que errou feio em Alien 4. O filme foi um fracasso tão grande que deve ter sepultado para sempre a série. Os atores estão no auge da canastrice. Até mesmo Winona Rider, que faz o papel da mecânica lambedora de carpete, Call, está muito abaixo da crítica.
Uma curiosidade. Numa cena de Alien 4, Sigourney Weaver tinha de acertar de costas, do meio de uma quadra de basquete, a bola na cesta. Weaver treinou durante semanas e conseguiu depois de inúmeras tentativas acertar a jogada. O diretor viu, achou tudo muito bonito, mas refez a cena usando efeitos de computador...
(Alien Resurrection, EUA, 1997), Direção: Jean-Pierre Jeunet, Elenco: Sigourney Weaver, Dan Hedaya, Winona Ryder e mais um monte de monstros gosmentos.... 108 min.