Alexandre

Alexandre parece um filme feito com o único intuito de provar que o maior conquistador da antiguidade era homossexual. Bem, a verdade é que ele deve ter mesmo dado ré no quibe ou jogado barro para cima da capota. Afinal, era o costume da época. Porém, o que dizer de um filme épico que dura quase três horas e tem somente duas batalhas?

A trama relata a vida de Alexandre desde a infância, no século 4 a.C, até a sua morte aos 33 anos de idade. Por incrível que pareça, o filme começa com Ptolomeu (Anthony Hopkins) em um longo monólogo discursando sobre como Alexandre era grande (possivelmente com duplo sentido). É ele quem vai narrar a história e tentar explicar as confusões do roteiro.

Alexandre quando garoto dividia sua lealdade entre mãe possessiva Olímpia (Angelina Jolie) e o pai decadente e beberrão Philip (Val Kilmer). Aos 20 anos, o jovem Alexandre (Colin Farrell) assume o trono e lidera seu exército para cima das demais nações. Ele conquista praticamente todo o mundo conhecido naquela época.

As conquistas de Alexandre, o grande são mesmo lendárias. Seu império começou com a destruição a Pérsia e chegou até a Índia. Foram oito anos de batalha. Além disso, o conquistador foi um dos maiores divulgadores da cultura grega. Nada disso parece interessar Oliver Stone. Ele concentra toda a sua energia em retratar a relação entre Alexadre e seu companheiro de lutas Heféstion (Jared Leto).

Para a coisa não ficar por demais comprometedora, Alexandre se casa no meio do filme com a princesa Roxanne (Rosario Dawson) com direito a cenas de nudez da atriz. Mesmo assim, a trama se perde em diálogos ridículos e atuações pífias e patéticas principalmente de Colin Farrel e Angelina Jolie.

Alexandre, sem dúvida nenhuma, tem destaque na galeria dos piores filmes de todos os tempos. Assista apenas se você for adepto do quanto pior melhor.

J. Tavares

(Alexander, EUA, 2004), Direção: Oliver Stone, Colin Farrell, Jared Leto, Anthony Hopkins, Rosario Dawson, Angelina Jolie, Jonathan R.-Meyers, Val Kilmer, Marta Baronha, Ian Beattie, Brian Blessed, Francisco Bosch, Suzanne Bullock, Elliot Cowan, Kate Eloise, Gillian Grueber, Antoine Kurt, Michelle Lukes, Benny Maslov, Tania Matos, Duração: 175 min.

Voltar