Alex & Emma

Literatura e cinema raramente combinam. Tanto isso é verdade que livros ruins costumam resultar em bons filmes e livros excelentes acabam se trasnformando em filmes pífios. Alex & Emma, porém, é um caso à parte. A história fracassa como trama literária e cinematográfica. Um verdadeiro fenômeno.

Alex Sheldon (Luke Wilson) é um escritor em crise. Ele está com um bloqueio total de idéias. Para piorar, Alex deve 100 mil dólares a agiotas cubanos, que não estão nem um pouco a fim de esperar pelo mais novo grande romance Norte-Americano. Os criminosos dão um incentivo artístico a Alex: ou salda a dívida em 30 dias, ou será morto.

No desespero, Alex contrata os serviços de uma sisuda estenógrafa, Emma Dinsmores (Kate Hudson). Então, começa a trabalhar na história de Adam Shipley (Luke Wilson), ele é um jovem escritor romântico que foi contratado como professor dos filhos de Polina Delacroix (Sophie Marceau).

Polina, uma francesa elegante, enfrenta terríveis dificuldades financeiras. O pobre Adam tenta desesperadamente conquistar seu coração. Enquanto isso, é auxiliado por várias auxiliares de Polina: a severa sueca Ylva; Elsa, a carismárica alemã; Eldora, a beleza espanhola; e a sensata norte-americana Anna (todas interpretadas por Kate Hudson).

É exatamente neste ponto que Alex & Emma perde o rumo. O romance narrado por Alex simplesmente não funciona. É ruim demais. Para piorar, o diretor Rob Reiner leva a melodramática trama de Adam a sério. O roteiro tenta mostrar como a ficção invade a realidade. O problema é que com um escritor tão patético e um livro tão medíocre o mais fácil era Emma pedir as contas e exigir um adicional de insalubridade...

Paulo Pinheiro

(Alex & Emma, EUA, 2003), Direção: Rob Reiner, Elenco: Kate Hudson, Luke Wilson, Sophie Marceau, David Paymer, Alexander Wauthier, Leili Kramer, Rip Taylor, Gigi Birmingham, Jordan Lund, Rob Reiner, Lobo Sebastián, Chino XL, François Giroday, Cloris Leachma, Robert Costanzo, Danica Sheridan, Jordi Caballero, Michael Rappaport, Duração: 96 min.

Voltar