A Intérprete

A Intérprete tem como destaque maior ser filmado dentro da sede das Nações Unidas em Nova York. A autorização foi concedida pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, depois de se encontrar com o diretor Sydney Pollack. Nem é preciso dizer que isto não é motivo para ninguém assistir a um filme.

Aliás, a ONU é uma das organizações mais inúteis de todos os tempos. É uma espécie de cabide de empregos em nível global. Se a humanidade dependesse de uma decisão da ONU para sobreviver já estava extinta há muito tempo. O filme de Sydny Pollack é lento, arrastado e desinteressante como uma sessão das Nações Unidas.

A trama começa quando a intérprete Silvia Broome (Nicole Kidman) ouve por acaso uma ameaça de morte a um chefe de estado africano planejada para acontecer na Assembléia Geral das Nações Unidas. Ao revelar o que ouviu as autoridades, ela se torna um alvo dos assassinos.

Então Silvia para sobreviver precisa contar com a proteção de Tobin Keller (Sean Penn), o agente federal responsável pela sua proteção. Keller, porém, suspeita que a intérprete pode não estar dizendo toda a verdade. A tradutora, inclusive, é uma fervorosa defensora da ONU. Ela acredita que as palavras e os discursos têm o poder de mudar o mundo. Já o agente do Serviço Secreto acredita em encher a cara depois do serviço (o que, de fato, é muito mais inteligente).

O filme perde um tempo enorme até que o mundo acredite que Silvia realmente ouviu uma ameaça. Para piorar, o Nicole Kidman e Sean Pean são totalmente incompatíveis. Não há a menor química entre o par central. A única loira que o ator americano consegue suportar parece ser mesmo a cerveja.

A Intérprete também abusa dos clichês. Mesmo com a casa vigiada, Silvia é alvo de um ataque. Pior ainda, consegue ludibriar a vigilância e fugir. Nada como na natural incompetência do serviço secreto norte-americano. O filme comprova que não se pode levar a ONU nem Sydney Pollack a sério.

J. Tavares

(The Interpreter, EUA, 2005), Direção: Sydney Pollack, Elenco: Nicole Kidman, Sean Penn, Catherine Keener, Jesper Christensen, Yvan Attal, Earl Cameron, George Harris, Michael Wright, Clyde Kusatsu, Eric Keenleyside, Hugo Speer, Maz Jobrani, Yusuf Gatewood, Curtiss Cook, Byron Utley, Duração: 128 min.

Voltar