8 Mile - Rua das Ilusões

Eminem é um bom sujeito? Eminem é um bom camarada? Eminem é um trabalhador esforçado? Só mesmo na ficção. Pois é nessa hipótese absurda e esdrúxula que se baseia 8 Mile- Rua das Ilusões. O filme faz um trabalho gigantesco para provar que o rapper americano é, apesar de tudo, um sério candidato ao prêmio Nobel da Paz. Até parece o filho da Madre Teresa de Calcutá.

A história se passa em Detroit em 1995. O aspirante a rapper Jimmy 'Rabbit' (Eminem) leva um fora da sua namorada e resolve voltar a morar com sua mãe, Stephanie (Kim Bassinger). A coisa, é claro, não pode dar muito certo. E ele logo entra em confronto com o namorado de sua progenitora. Aliás, 8 Mile - Rua das Ilusões é responsável por um dos grandes choques culturais do novo milênio. Kim Bassinger envelheu ao ponto de ser tornar uma tia velha!

De qualquer maneira, Rabbit resolve perder tempo saindo com seus amigos losers enquanto tenta gravar uma demo para se livrar daquela vida de miséria e pobreza. O problema é que o branquelo rapper precisa ganhar o respeito da comunidade, da rapaziada do hip-hip. Certo, mano? Pior ainda, ao participar de uma disputa de rapper, ele trava e fica sem resposta. O que o torna um pária, um proscrito entre os bocas-sujas de Detroit.

Mas Rabbit é gente que faz. Surge então um campeonato entre rappers. A oportunidade perfeita derrotar um grupo de rappers rivais e se consagrar. E lá vai Eminem, como se fosse um Karatê Kid do hip-hop, para o confronto final. 8 Mile - Rua das Ilusões é mais um imenso conjunto de clichês, mas o branquelo azedo tem alguns pontos ao seu favor. Ganhou o Oscar de melhor canção (sabe-se lá como) e fez um filme melhor do que a Britney Spears. O que, no fim das contas, também não quer dizer muita coisa.

J. Tavares

(8 Mile, EUA, 2002), Direção: Curtis Hanson, Elenco: Eminem, Kim Basinger, Mekhi Phifer, Brittany Murphy, Evan Jones, Omar Benson Miller, De'Angelo Wilson, Eugene Byrd, Taryn Manning ,Larry Hudson, Proof, Duração: 111 min.

Voltar