40 dias e 40 noites

O roteiro de 40 dias e 40 noites se baseia em uma premissa ridícula. Ou seja, que um homem seja incapaz de ficar 40 dias sem sexo. Ora, qualquer loser que se preze passa anos sem molhar o biscoito, afogar o ganso, trocar o óleo ou desencralacar a gaxeta. Esta história de sexo, drogas e rock`n`roll só vale mesmo para uma parcela ínfima da população.

Tudo começa quando o webdesigner Matt Sullivan (Josh Hartnett) entra em crise. Ele se separou de Nicole (Vinessa Shaw) e não consegue aceitar o fato de que é uma carta fora do baralho. Então ele passa todas as noites dormindo com uma mulher diferente para se vingar, o que, no fim das contas, não deixa de ser um belo objetivo de vida. Porém, cansado deste tipo de coisa (como alguém pode enjoar disso?) ele resolve fazer um voto de abstinência.

Sim, Matt resolve ficar 40 dias e 40 noites sem fazer sexo. Nem mesmo o tradicional vício solitário. O problema é que no meio de sua provação ele conhece Erica (Shannyn Sossamon). Ela trabalha também com internet, é uma cyber-babá. Ou seja, alguém que tenta acabar com os tradicionais sites educativos, especializados na anatomia das glândulas mamárias, que vicejam na web. O tipo de gente reprimida do qual é melhor manter a distância.

Claro que Erica e Matt se apaixonam. E surpreendentemente ela resolve esperar até que o webdesigner termine sua promessa ridícula. Aliás, a coisa é tão absurda que até mesmo os colegas de trabalho de Matt resolvem apostar até quando ele vai aguentar ficar no atraso. 40 dias e 40 noites é uma daquelas monumentais perdas de tempo. Não serve nem mesmo para contentar os discípulos de Onan.

J. Tavares

(40 Days and 40 Nights, EUA, 2002), Direção: Michael Lehmann, Elenco: Josh Hartnett, Shannyn Sossamon, Vinessa Shaw, Paulo Costanzo, Griffin Dunne, Maggie Gyllenhaal, Adam Trese, Mary Gross, Barry Newman, Stanley Anderson, Terry Chen, Glenn Fitzgerald, Christopher Gauthier, Kai Lennox, Monet Mazur, Jarrad Paul, Duração: 95 min.

Voltar