21 Gramas

Em tese, 21 gramas seria o peso que toda pessoa perde na hora da morte. Se isso for a nossa alma é um caso típico de anorexia espiritual. No filme dirigido pelo diretor mexicano Alejandro González Iñárritu a coisa parece que tem mais a ver com o consumo de psicotrópicos no set de filmagens.

O filme é uma tragédia só. Coisa de fazer corar novela mexicana. A trama entrelaça as vidas de três personagens. O primeiro deles é o professor universitário Paul Rivers (Sean Penn). Seu casamento com sua mulher Mary (Charlotte Gainsbourg) está no fim. Tudo por que Paul doença cardíaca que coloca sua vida em risco.

Então, Mary decide que quer ficar com uma lembrança dop marido. Mais precisamente um filho, que só pode nascer via inseminação artificial. Ou seja, além de cardíaco o sujeito é brocha. Decididamente é mesmo muita tragédia para um homem só.

Outro personagem central de 21 Gramas é ex-presidiário Jack Jordan (Benicio Del Toro). Ele e sua mulher, Marianne (Melissa Leo), lutam para criar seus dois filhos. Jordan largou a vida de crimes e encontrou a salvação em Jesus. Só que exagerou na dose e resolve seguir a Bíblia nos mínimos detalhes.

Já Christina Peck (Naomi Watts) é uma dona-de-casa que perde toda a família num acidente. Por isso, decide se largar na vida na vida e acaba se envolvendo com todo tipo de drogas, inclusive, com professores universitários.

Como era de se esperar, a vida de todos os três vai acabar se cruzando. O filme é dirigido com mão pesada, a trama é séria como uma ata de condimínio. No fim das contas o único mérito de 21 Gramas é conseguir uma atuação de Sean Penn. Se bem que a impressão que fica é que ele não passaria em nenhum exame antidoping que se preze.

Paulo Pinheiro

(21 Grams, EUA, 2003), Direção: Alejandro González Iñárritun, Elenco: Sean Penn, Naomi Watts, Benicio Del Toro, Charlotte Gainsbourg, Melissa Leo, Clea DuVall, Danny Huston, Carly Nahon, Claire Pakis, Nick Nichols, John Rubinstein, Eddie Marsan, Loyd Keith Salter, Antef A. Harris, Marc Musso, Duração: 125 min.

Voltar